Trabalho reconhecido

Como encerramento das comemorações do Dia do Pediatra, dois médicos foram homenageados no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). O cirurgião pediatra Célio Rodrigues Pereira e a anestesiologista pediatra Míriam Nóbrega Pereira receberam o reconhecimento por seu trabalho no Distrito Federal. A história deles se confunde com a história da cirurgia pediatrica no DF apresentada, no evento, pelo supervisor de cirurgias do HCB, Hélio Buzon (foto abaixo).

Célio e Míriam chegaram a Brasília em 1968, depois de atuar em outras cidades e nos Estados Unidos. Os dois trabalharam no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e Célio, inclusive, foi chefe da cirurgia pediátrica da unidade de saúde.

No evento o cirurgião falou sobre sua relação com a profissão: “Sou apaixonado pela cirurgia pediátrica; minha vida foi dentro do hospital, com muita paixão, e amor pelos pequenos pacientes”. Célio (foto acima) agradeceu a homenagem e doou ao HCB o material cirúrgico que utilizou ao longo de sua carreira.

Lançando um olhar sobre a pediatria do DF, Míriam (foto acima) percebe que, ao longo do tempo, a área se desenvolveu e hoje “acompanha a tecnologia moderna”. Para a anestesiologista, os médicos responsáveis pelo atendimento às crianças contribuem para que a pediatria local se modernize: “Com todas as dificuldades de dinheiro, de pessoal, ela não ficou para trás; não deixa nada a dever a outros centros. Os especialistas daqui se esforçam bastante para não perder o fio da meada”.

Esse avanço, porém, deve ser acompanhado com cuidado, já que as conquistas da medicina podem trazer riscos. Para a coordenadora do corpo clínico do HCB, Elisa Carvalho, é preciso “trabalhar de modo mais organizado, com as mãos juntas entre as equipes. Essa interdisciplinaridade é muito importante”. O atendimento interdisciplinar é uma das características do HCB, que oferece mais de 20 especialidades pediátricas, nas quais já foram realizados mais de 1 milhão de atendimentos.

O evento aberto pela primeira dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz (foto acima), também foi pontuado pelo alcance do primeiro milhão de atendimentos pelo hospital, um marco na linha do tempo do HCB. Para a diretora técnica do hospital, Isis Magalhães, homenagear profissionais como Míriam e Célio Pereira é uma forma de resgatar a história do Hospital da Criança, que passa pela organização da pediatria no HBDF. “O Hospital da Criança vem de um alicerce criado por esses profissionais que construíram a pediatria da rede pública. Eu quero que os jovens saibam os valores que eles nos passaram, de acreditar no serviço público, de ter aquela dedicação, honestidade, perseverança de dar o melhor para a nossa criança.”, afirma a diretora.

O secretário de saúde do Distrito Federal, Elias Miziara (foto acima), falou sobre a importância do HCB na rede pública de saúde. O secretário contou que acredita em um hospital voltado a toda a população, mas quando era diretor do HBDF, se deparou com uma questão: “O hospital está preparado para a criança? Eu, na minha especialidade, não tinha a percepção do que era a presença da criança em um hospital geral”, explica.

Miziara, também elogiou não só Míriam e Célio, como todos os outros profissionais que escolhem se especializar em pediatria. Ele confessou que sofreria ao realizar procedimentos mais dolorosos em crianças, e destacou, com admiração, que os pediatras precisam ser “pessoas sensíveis e ao mesmo tempo uma dose de insensibilidade para puncionar uma artéria femoral de uma criança”.

Além da homenagem aos médicos, o HBDF e o Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) também foram reconhecidos, pelo HCB, durante o evento, pelo compromisso de prestar um atendimento de qualidade às crianças e adolescentes do Distrito Federal por meio da rede pública de saúde. O superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, enfatizou que o Hospital da Criança “é um hospital da rede, está integrado e articulado com os outros hospitais”. Ele ressaltou, ainda, que “ninguém resolve nada sozinho; queremos, com essa homenagem, reconhecer o apoio que temos do Hospital de Base e do HMIB”.

Matérias sobre o evento na imprensa:

Jornal de Brasilia
Agência Brasília

Mais fotos

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: Juceli Cavalcante

Edição: Carlos Wilson 
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke