Música que vem do coração

O trabalho de musicoterapia desenvolvido no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) ganhou um reforço: o programa Som do Coração, apresentado às unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES) no dia 20 de agosto pela médica da família e musicoterapeuta italiana Elena Benigni (foto).

Originalmente chamado Sound of Soul - Aquaquinta, o programa utiliza os batimentos cardíacos para gerar vibrações sonoras. Desse modo, o paciente pode ouvir a música criada por seu próprio coração. “É uma forma de escutar a menor frequência do corpo do paciente”, explica Elena.

A médica visitou o HCB em 21 de agosto (quinta-feira) e, acompanhada do musicoterapeuta do hospital, Cláudio Vinícius (foto), demonstrou o funcionamento do programa.

Segundo Cláudio Vinícius, o Som do Coração será adicionado à musicoterapia do HCB. “Muito do que eu faço vai ao encontro desse tipo de abordagem, a questão da vibração. Porque, basicamente, essa música é produzida pela variação de frequência, vai muito ao encontro do que eu sempre trabalhei”, afirma o musicoterapeuta.

 

Texto e foto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson 
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke