Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Geral AA
08/12/2016
HCB: um exemplo de qualidade

Consultores técnicos da Opas veem o HCB como exemplo para serviços de saúde em todo o país

Consultores da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) estiveram no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) para uma visita técnica no mês passado (08/11). A coordenadora da unidade de família, gênero e curso de vida da Opas/OMS, Haydee Padilla, e o diretor do departamento de família, gênero e curso de vida da Opas – Washington DC, Andres de Francisco, vieram ao Brasil para promover cooperações entre os serviços de saúde destinado a crianças e adolescentes em todo o país.

“Estamos procurando apoiar, ajudar ao Ministério de Saúde na criação de novas iniciativas que melhorem a qualidade de atenção às crianças no Brasil”, contou Padilla (foto acima). A coordenadora já tinha ouvido falar sobre a qualidade do serviço oferecido pelo HCB, de modo que se interessou em conhecer o Hospital: "Por informação, tínhamos que este hospital tem muitas iniciativas inovadoras, de participação dos profissionais, humanização da atenção, qualidade da atenção e muitas mais. Nós precisamos que gente de fora de Brasília, profissionais, pessoas da comunidade, conheçam essa experiência".

Andres de Francisco (foto acima) apreciou o fato de adolescentes também serem atendidos pelo HCB, ao invés de dividirem um hospital com adultos. “É muito bom que crianças e adolescentes sejam tratados separados dos adultos, mostra um pouco do contínuo, do curso de vida: nasce, vira criança, vira adolescente. Me parece que os adolescentes pertencem mais ao grupo das crianças que ao grupo dos adultos, creio que é mais natural”, explicou.

Durante a visita, ele também se mostrou satisfeito com o Hospital. “Esse é um centro muito inovador, muito interessante e muito bem organizado, com gente muito capaz. Obviamente, sabem muito bem o que estão fazendo e, com certeza, estão prestando um serviço muito bom à comunidade”, afirmou o diretor.

A coordenadora das ações de aleitamento materno da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Fernanda Monteiro (segunda à esquerda na foto acima), acompanhou Padilla e Francisco durante a visita. “A gente já tem feito esses intercâmbios entre alguns estados, em serviços que são excelências na parte materno-infantil. Viemos ao Hospital da Criança com a perspectiva de, no futuro, fazer um trabalho com os outros Estados, mostrando a forma de trabalho que desenvolvida aqui”, disse Monteiro, que representou o ministério.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke

Facebook Google +

Preencha o formulário abaixo para compartilhar este conteúdo por email.

Seu nome*
informe seu nome
Seu email*
email inválido
Nome do destinatário*
informe o destinatário
Email do destinatário*
email inválido

desejo receber novidades sobre o Hospital da Criança de Brasília José Alencar por email

Toucas da alegria
Toucas da alegria

 

Promotor Jairo Bisol elogia gestão do HCB
Promotor Jairo Bisol elogia gestão do HCB

 

HCB em números

Inaugurado em 23 de novembro de 2011, o HCB realizou mais de dois milhões e 404 mil atendimentos (2.404.140) até o final de junho de 2017. Dentre eles, mais de um milhão de exames laboratoriais (1.580.296) e de 387 mil consultas (387.566).


saiba mais ›

Hospital da Criança de Brasília José Alencar

SAIN Lote 4-B
(ao lado do Hospital de Apoio)
Brasília - DF.
CEP 70.071-900
ver no mapa

Contato

61 3025-8350
Fale conosco ›

HCB nas redes sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr

Intranet HCB

acesso restrito