Show de calouros é um sucesso!

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) realizou, na tarde de terça-feira (13/10/15), um show de calouros como encerramento das atividades da Semana da Criança. Organizado no hall do Hospital, o show foi oportunidade para  meninos e meninas do HCB se divertirem e  mostrarem os seus talentos.

Segundo Mateus Rodrigues (foto acima, de camisa xadrez), 17 anos, a Semana da Criança traz muitas emoções para os pacientes do Hospital. “Se apresentar no show de calouros é meio que inexplicável, porque é um pouco de cada coisa: nervosismo, alegria de tocar para pessoas que você não conhece e o fato de ser na banda, algo que ainda não havia feito”, conta Rodrigues, que se apresentou tocando baixo durante a música “Vim de Planaltina” junto com Daniel Batista, 12 anos (voz) e Maycon Ricarte, 14 anos (violão).

Além de tocar baixo, Mateus se impressionou com a apresentação de outros pacientes. “O que mais marcou para mim foi a Carolina, por ser cantora e compositora ao mesmo tempo; ela teve muita coragem” diz. 

A apresentação do show de calouros ficou a cargo do personagem Beto Barata, interpretado pelo ator Adriano Siri (foto acima), da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo. O apresentador foi auxiliado por seu assistente de palco, Johnny Gil – vivido por João Gabriel de Ávila, sete anos, paciente do Hospital.

João Gabriel se inspirou no apresentador brasileiro Raul Gil para compor seu personagem e conta que gostou da experiência. “Eu fui muito bem, gostei muito de fazer da apresentação do show, ser apresentador deixa a autoestima bem lá para cima; gostei de todos que se apresentaram hoje”, garante o menino.

Para alguns participantes, o palco do Show de Calouros do HCB foi o primeiro passo para uma carreira artística. “Foi muito legal fazer parte deste show, gostei muito de estar aqui; espero voltar e continuar cantando” diz Maycon Ricarte, que tocou violão na banda que se apresentou no show.

O show contou a participação de um corpo de jurados (fotos acima), que avaliaram os participantes do evento. A cantora Dhi Ribeiro, os pacientes do HCB Eduardo Souza e Bianka Nascimento, o sócio da GTR Instituto de Música Marcus Vinícius Pessoa e a locutora e coordenadora artística da rádio Transamérica, Drica Mendonça, deram suas opiniões sobre cada apresentação.

O corpo de jurados teve a presença, também, de Cida Aborrecida (foto acima), interpretada pela atriz Adriana Nunes, da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo. Os calouros foram acompanhados por músicos voluntários e pelo Projeto "Remédio Musical".

Os calouros Giovana Passos e Daniel Batista (foto acima) ganharam bolsas de estudo de canto de três meses na GTR Instituto de Música.

Kéviny Ramoni (foto acima) foi eleito destaque pelo júri popular (o menino foi bastante aplaudido pela plateia) e a apresentação dos pacientes da Hemodiálise (foto abaixo) foi considerada a mais criativa. Todos receberam brindes da Rádio Transamérica.

O clima final  era de satisfação e de vitória geral, já que os mais tímidos perderam o medo do palco e encantaram uma plateia formada por pais, funcionários e outros pacientes do HCB. “A Semana da Criança, para mim, é brincadeira, é ver todos brincando; é muito bom mesmo, fazer parte disso” diz Carolina Pessoa (foto abaixo), uma das calouras.

Para Adriana Nunes, o evento vai além de uma comemoração ao dia das crianças. “Eu acho que só vem comprovar que a arte é um fator de transformação. O musicoterapeuta do HCB, Cláudio Vinícius conversou com todos nós que fizemos parte do corpo de jurados, disse como as crianças se desenvolveram por meio da musica e da arte; é sensacional ver este progresso” diz a atriz.

Na apreciação de Marcus Vinícius Pessoa, da GTR Instituto de Música, a música é um pilar muito importante para o bem-estar espiritual. “Música faz bem em qualquer estado, independe do seu estado de saúde. Ela sempre melhora o humor e serve como base para desenvoltura da parte cognitiva; sendo no hospital ou não, ela serve para alma e faz muito bem”.

 

Texto e fotos: Luís Felgueira
Edição: Carlos Wilson 
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke