Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Institucional AA
02/04/2013
História da pediatria na rede pública do DF

Iniciada em 1960, a Unidade de Pediatria do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) nasceu como a cidade de Brasília, com visão inovadora e a missão de transformar a Pediatria.

Em 1961, Oscar Mendes Moren assumiu a chefia da Unidade e, com uma visão de futuro e pioneirismo em Brasília e no Brasil, iniciou a formação das equipes nas diferentes especialidades em Pediatria.

1962: Início da residência médica em Pediatria

1963: Criação da Unidade de Cirurgia Pediátrica

“As crianças hospitalizadas não tinham direito a acompanhantes e, somente em 1985, conseguiu-se anuência da direção do HBDF para permitir acompanhantes para todos os pacientes até quatro anos de idade.” (História da Unidade de Pediatria do HBDF, O. Moren, 1999).

1986: Estabelecimento da Unidade de Pediatria como Terciária

1986: Dra. Maria de Nazareth Petrucelli, chefe da Unidade de Hematologia e Hemoterapia do HBDF, que em 1974 apoiou a criação do Setor de Hematologia Pediátrica com o pediatra Edvaldo Cavalcante, observando o comportamento de mães que se esforçavam em entender o câncer, disponibilizando-se para o apoio emocional e o exercício da espontânea solidariedade, incentiva a criação de uma associação de pais de crianças leucêmicas. Nascia a Associação Brasileira de Assistências às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace).

“Como de costume, ela não usou meias palavras e foi direto à essência. A questão era simples: Por que os pais não se reúnem em torno de uma associação que possa, ao mesmo tempo, pressionar por melhores condições de trabalho e de atendimento aos pacientes, ampliando o que informalmente vinham fazendo? A ideia tinha o entusiasmo de outros médicos e paramédicos." Roberto Nogueira, Anjos - A arte de transformar dor em amor (in press).

1991: Jair Evangelista da Rocha assume a Chefia, fiel ao propósito de manter a Unidade sólida e ao sonho de propiciar um ambiente adequado à criança e ao adolescente

1994: Fundação do Centro de Estudos da Infância e Adolescência Oscar Mendes Moren Transição, Transformação e Responsabilidade

Unidos em prol da saúde da criança e do adolescente, a equipe atuante em 2011, sob a liderança de Elisa de Carvalho, desde 2007, recebe a responsabilidade de continuar a história da Pediatria de Brasília, com firme propósito de manter o crescimento das especialidades pediátricas, sem jamais perder de vista a tônica na pediatria global, porque a criança é uma só.

Facebook Google +

Preencha o formulário abaixo para compartilhar este conteúdo por email.

Seu nome*
informe seu nome
Seu email*
email inválido
Nome do destinatário*
informe o destinatário
Email do destinatário*
email inválido

desejo receber novidades sobre o Hospital da Criança de Brasília José Alencar por email

HCB emociona diretor eleito da OMS
HCB emociona diretor eleito da OMS

 

Promotor Jairo Bisol elogia gestão do HCB
Promotor Jairo Bisol elogia gestão do HCB

 

HCB em números

Inaugurado em 23 de novembro de 2011, o HCB realizou mais de dois milhões e 365 mil atendimentos (2.365.762) até o final de maio de. mais de um milhão de exames laboratoriais (1.554.794) e de 381 mil consultas (381.210).


saiba mais ›

Eventos técnico-científicos

III Encontro de Comunicação e Saúde

saiba mais

Hospital da Criança de Brasília José Alencar

SAIN Lote 4-B
(ao lado do Hospital de Apoio)
Brasília - DF.
CEP 70.071-900
ver no mapa

Contato

61 3025-8350
Fale conosco ›

HCB nas redes sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr

Intranet HCB

acesso restrito