História da pediatria na rede pública do DF

02/04/2013

Iniciada em 1960, a Unidade de Pediatria do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) nasceu como a cidade de Brasília, com visão inovadora e a missão de transformar a Pediatria.

Em 1961, Oscar Mendes Moren assumiu a chefia da Unidade e, com uma visão de futuro e pioneirismo em Brasília e no Brasil, iniciou a formação das equipes nas diferentes especialidades em Pediatria.

1962: Início da residência médica em Pediatria

1963: Criação da Unidade de Cirurgia Pediátrica

“As crianças hospitalizadas não tinham direito a acompanhantes e, somente em 1985, conseguiu-se anuência da direção do HBDF para permitir acompanhantes para todos os pacientes até quatro anos de idade.” (História da Unidade de Pediatria do HBDF, O. Moren, 1999).

1986: Estabelecimento da Unidade de Pediatria como Terciária

1986: Dra. Maria de Nazareth Petrucelli, chefe da Unidade de Hematologia e Hemoterapia do HBDF, que em 1974 apoiou a criação do Setor de Hematologia Pediátrica com o pediatra Edvaldo Cavalcante, observando o comportamento de mães que se esforçavam em entender o câncer, disponibilizando-se para o apoio emocional e o exercício da espontânea solidariedade, incentiva a criação de uma associação de pais de crianças leucêmicas. Nascia a Associação Brasileira de Assistências às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace).

“Como de costume, ela não usou meias palavras e foi direto à essência. A questão era simples: Por que os pais não se reúnem em torno de uma associação que possa, ao mesmo tempo, pressionar por melhores condições de trabalho e de atendimento aos pacientes, ampliando o que informalmente vinham fazendo? A ideia tinha o entusiasmo de outros médicos e paramédicos." Roberto Nogueira, Anjos - A arte de transformar dor em amor (in press).

1991: Jair Evangelista da Rocha assume a Chefia, fiel ao propósito de manter a Unidade sólida e ao sonho de propiciar um ambiente adequado à criança e ao adolescente

1994: Fundação do Centro de Estudos da Infância e Adolescência Oscar Mendes Moren Transição, Transformação e Responsabilidade

Unidos em prol da saúde da criança e do adolescente, a equipe atuante em 2011, sob a liderança de Elisa de Carvalho, desde 2007, recebe a responsabilidade de continuar a história da Pediatria de Brasília, com firme propósito de manter o crescimento das especialidades pediátricas, sem jamais perder de vista a tônica na pediatria global, porque a criança é uma só.