Projetos Especiais

Projeto Dodói

O Projeto Dodói nasceu da ideia de agregar recursos lúdicos, de natureza psicopedagógica, ao esforço empreendido por todos os profissionais que se empenham na luta contra o câncer da criança e do adolescente, tanto buscando a cura da doença, quanto propiciando qualidade de vida para todos os pacientes em tratamento.

Com os esforços e as experiências da Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia –, somados à aceitação dos personagens da Turma da Mônica, disponibilizados pelo Instituto Maurício de Sousa, foi desenvolvido o Projeto Dodói.

O principal objetivo do projeto é facilitar os processos de expressão de sentimentos e de comunicação e integração entre a criança, vítima de patologia oncológica, e a equipe de cuidados, contribuindo, assim, para seu restabelecimento mais rápido e confortável.

Projeto Remédio Musical

O projeto Remédio Musical surgiu em 2009, com a proposta de promover saúde utilizando a música. O projeto foi criado pelo cantor e compositor Alan Cruz, que se apresenta gratuitamente em hospitais, creches e casas de idosos, e atua no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) desde 2013.

Todas as quartas e sextas-feiras Alan Cruz sai com o seu violão cantando musicas  a  pedido de crianças e adolescentes. Já na última quarta-feira de cada mês, o Remédio Musical recebe artistas convidados, que quebram a rotina do hospital com apresentações especiais.