XVIII Congresso de Oncologia Clínica

24/10/2013

Interdisciplinaridade e Novas Perspectivas é o tema deste ano do XVIII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, que acontece entre os dias 23 e 26 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O Congresso conta com a participação de corpo clínico e assistencial do Hospital da Criança de Brasília (HCB), além de um estande informativo sobre o HCB. Para conhecer de perto o trabalho realizado no Hospital, uma van foi disponibilizada para congressistas e convidados interessados.

A diretora técnica Isis Magalhães e o oncologista José Carlos Córdoba atuaram como coordenadores de mesa no Congresso; o oncologista Luis Sakamoto e a psicóloga Silvia Coutinho palestraram no curso durante o pré-congresso, que aconteceu no dia 23. Durante o período vespertino, a oncologia pediátrica foi tema central de aulas e debates na Sala Buriti.

Mais de 100 pessoas assistiram e aprenderam sobre os cuidados especiais durante tratamento oncológico e a abordagem diferenciada necessária com crianças e adolescentes. Silvia ressalta como a boa comunicação entre médico e paciente pode favorecer a recuperação e o diálogo. “Temos que estar preparados a lidar com as emoções dos dois lados. Saber como lidar com a situação promove a adesão e inclui o paciente no tratamento”, comenta.

Ilda Peliz, presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) , também realizou palestra no mesmo auditório. O caminho trilhado pela presidente da Abrace e o exemplo de quem acompanhou e viveu a perda pela enfermidade foram contadas e aplaudidas pela plateia.

A estudante de enfermagem Ludmila Dunice, 29, assistiu às palestras de integrantes do HCB, além de visitar o estande e realizar a visita ao Hospital. “É incrível: escutar sobre o processo de humanização e condução na oncologia pediátrica, e logo após ver tudo isso que escutei aqui, no Hospital, de perto. Em cada corredor me recordo das palavras ditas durante as palestras”, comenta. Animada, Ludmila quer que outros da área de saúde conheçam o “trabalho diferenciado do HCB”. “Eu mesma vou insistir para meus colegas de congresso visitarem”, finaliza.

Outra visita especial foi realizada pelo oncologista pediatra do Children's Hospital de Los Angeles, David Freyer. Palestrante acerca dos desafios no cuidado de adolescentes e adultos jovens com câncer antes, durante e após tratamento, o médico conheceu as instalações do HCB durante a semana do congresso. Freyer apresentou, também, modelos de "Ambulatório de Transição" e de serviço específico de cuidados conduzido por clínicos gerais.