HCB+: vida com mais qualidade no trabalho

25/08/2015

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) lançou o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (HCB+), com o intuito conscientizar e engajar os funcionários do HCB em um estilo de vida mais equilibrado.

O lançamento do programa foi a Feira de Nutrição, realizada em junho de 2015, organizada em parceria com o Centro de Pesquisa em Alimentação Saudável (Casa) – um projeto de extensão da Universidade de Brasília (UnB). Estudantes de nutrição apresentaram à equipe do HCB os riscos que alguns alimentos podem causar à saúde das pessoas.

Durante o evento, cada participante pôde conferir peso e altura, para calcular o índice de massa corporal (IMC). Além disso, também foi possível medir a glicemia. O HCB disponibilizou, ainda, cartazes para que os funcionários sugerissem um nome para o programa e dessem ideias de outras atividades voltadas aos pilares do programa: saúde, cultura e lazer, esporte e cidadania a serem desenvolvidas no hospital. Foi realizada uma votação online, a partir das sugestões dos funcionários, para escolher o nome do Programa – o  escolhido foi HCB+.

Quem participou da Feira de Nutrição recebeu informações sobre o perigo do consumo em excesso de alimentos com alto valor calórico e de bebidas alcóolicas. Maísa Araújo, analista de recursos humanos da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP/DIRHU) do Hospital, conta que a partir de agora vai buscar saber mais sobre aquilo que come. “Eu passei a ler os rótulos de cada produto e fiquei espantada com o tanto de açúcar e gordura que alguns alimentos possuem”, relata.

Maísa acredita que o evento foi uma boa iniciativa para os funcionários do hospital refletirem sobre seus hábitos alimentares. “Muitas pessoas preferem uma comida que seja fácil e prática de ser feita, mas que nem sempre é a melhor escolha. Isso me fez pensar que a gente precisa sair dessa zona de conforto e consumir alimentos mais saudáveis”, explica.

As primeiras ações do HCB+ já estão acontecendo. No pilar cultura e lazer, a Diretoria de Recursos Humanos (DIRHU) divulga, semanalmente, uma agenda com a programação cultural de Brasília. No pilar cidadania, os funcionários estão engajados na campanha do McDia Feliz. No pilar esporte, a diretoria está negociando convênio com academias na região próxima ao HCB. Já no pilar nossa saúde, o programa contará com a parceria do Serviço de Nutrição e do Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) no desenvolvimento de dicas de nutrição e de saúde mensais.

 

Texto: Augusto Almeida
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke