Viagem espacial

15/04/2019

Em meio a asteroides, cometas e planetas, crianças fizeram uma viagem pelo universo no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) na quarta-feira (10/04/19). O passeio espacial foi realizado durante ação do projeto Astronomia sobre Rodas, do Serviço Social do Comércio (Sesc), que trouxe um planetário móvel para o HCB.

A atividade era simples, mas encantadora: dentro de uma cúpula inflável, localizada no hall central do HCB, o público assistiu a um vídeo que mostrava diversos pontos do sistema solar. Por ser projetado na parte interna da própria cúpula, o vídeo dava a sensação de que todos estavam viajando em uma nave espacial. Quem passava ao lado do planetário conseguia escutar as exclamações de crianças, impressionadas por se sentirem tão perto de planetas como Júpiter e Saturno.

“Fiquei muito animada quando vi o planetário e quis ir direto para lá”, contou Alana Maria Cordeiro, nove anos. Sua irmã Sophia Cordeiro, sete anos, estava animada para sua vez de participar da atividade: “Fiquei ansiosa para ver os planetas e, principalmente, o Sol”, disse ela.

Esta foi a primeira vez que o projeto visitou um hospital – geralmente, o Astronomia sobre Rodas é realizado em escolas. As sessões do vídeo duram cerca de 20 minutos, durante os quais as crianças aprendem um pouco mais sobre o universo e os planetas. O coordenador pedagógico do projeto, Demetrius Leão, explica que “o planetário tem uma finalidade dupla, tanto de entreter quanto de informar; as crianças trazem muitas dúvidas e geralmente respondemos muitas perguntas”.

Apesar de a maioria do público ter sido crianças, vários acompanhantes também participaram da viagem ao universo. Marcelo Farias, 42 anos, aprovou a experiência e gostou de ver o filho se divertindo no planetário: “As crianças se sentem melhor e esquecem o fato de estarem em um hospital, deixando-as mais tranquilas”, diz.

 

Texto e foto: Wanderson Ramos
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke