Cuidado além da cura

24/04/2017

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) realizou, na quinta e sexta-feira (06 e 07/04/17), a I Jornada de Cuidados Paliativos em Pediatria. Organizado em parceria com o Hospital Regional da Ceilândia (HRC), o evento aconteceu no campus de Ceilândia da Universidade de Brasília (UnB).

A diretora técnica do HCB, Isis Magalhães (foto acima, à direita), falou sobre o tema da jornada e a necessidade de se “criar uma linha de cuidado para todo esse grupo que está nos cuidados paliativos pediátricos”. Citando uma das palestras proferidas no evento, ela afirmou que “o melhor nome não é ‘cuidados paliativos’ – ‘cuidado além da cura’ é o nome que exprime melhor o que queremos dizer com essa jornada”.

Segundo a diretora do HRC, Andrea Araújo (foto acima), várias unidades da rede pública de saúde do DF já discutiam o assunto, e o evento foi uma forma de conectá-las. Para Araújo, o debate ajuda a considerar um treinamento diferente daquele voltado apenas à cura. “Algumas situações não são possíveis, então a equipe tem que reaprender a abordagem. A gente tem que sair do modelo biomédico para o modelo biopsicossocial. Não tendo cura, nosso papel como profissionais da saúde é trabalhar para que as pessoas vivam bem enquanto elas viverem”, explicou.

A superintendente da Região Oeste de Saúde, Talita Andrade (foto acima), elogiou a oportunidade de reunir, no diálogo sobre cuidados paliativos, parceiros de áreas diferentes. “É muito rico esse momento em que a gente pode encontrar representantes de parcerias, como a Secretaria de Educação, os hospitais, as instituições de ensino que estão conosco”, disse Andrade. Entre os palestrantes da jornada, havia representantes do Hospital das Clínicas de Porto Alegre e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre outras instituições.

 

Texto e foto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke