Um abraço para a história

08/11/2016

Uma enorme corrente humana envolveu o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) na sexta-feira (04/11/16). A ação aconteceu em virtude do aniversário de cinco anos do HCB, comemorado em novembro. Além de pacientes, familiares, funcionários e voluntários, todas as pessoas que apoiam o Hospital se reuniram para presenteá-lo com um abraço histórico.

O Bloco I inteiro do Hospital foi cercado. Alunos de escolas particulares do DF, parentes de usuários do Hospital e representantes de fornecedoras parceiras do HCB estiveram no local. A presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Ilda Peliz, o presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Newton Alarcão, e a presidente da Organização Mundial da Família (WFO, na sigla em inglês), Deise Kusztra, também compareceram.

Kusztra disse que a homenagem é uma forma de valorizar o Hospital e dar um novo significado a ele. “Eu abraço o Hospital da Criança porque ele significa vida. Essa vida é muito valiosa para o futuro do país”, afirmou.

Denise Vinci, subprocuradora geral da República, foi outra apoiadora a fazer parte do abraço. Ela elogiou o trabalho realizado pelo HCB na atenção a pacientes tão jovens, pois o tratamento “é muita coisa para a idade deles”. Além disso, ela afirmou estar ansiosa pela inauguração do segundo bloco e disse que o Hospital “é uma alegria muito grande”.

Os usuários do HCB também expressaram sua gratidão pelo Hospital. Raimunda Ferreira e a filha Luany Vitória, três anos, estiveram na corrente. “Foi muito bom participar desse abraço. Me senti parte dessa história”, disse Raimunda, que deixou uma mensagem para o futuro do HCB: “desejo muito sucesso”.

Milton Toledo, pai de Lucas Toledo, três anos, acredita que o evento contribui para o reconhecimento do Hospital; para ele, o abraço foi “um gesto de carinho e suporte”.

Vitória Viana, 10 anos, também participou do momento festivo. A garota explicou o porquê de ter gostado do evento: “é muito bom receber abraços quando se completa um aniversário. Com certeza vou estar aqui no próximo”.

 

Texto: Augusto Almeida
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke