Trabalho integrado

27/06/2018

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) formalizou parceria técnico-científica com o Instituto Hospital de Base (IHB). Representantes das duas unidades de saúde assinaram, na quinta-feira (21/06/18), documento que oficializa a cooperação entre os dois hospitais na atuação conjunta em questões relativas a residência médica, visitas técnicas, capacitações e outras atividades de ensino e pesquisa.

Para o superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, essa parceria já faz parte da história do SUS no Distrito Federal. “Os hospitais estarão sempre integrados; temos que trabalhar em rede e demonstrar essa integração, para que a sociedade saiba que estamos juntos”, afirmou o superintendente.

O diretor-presidente do IHB, Ismael Alexandrino, também reforçou que as duas instituições já mantinham contato. “O Hospital da Criança nasceu no seio do Hospital de Base e, agora, o IHB dá os braços novamente ao Hospital da Criança para consolidar o tratamento de pediatria no Distrito Federal – seja o Instituto Hospital de Base com a vocação do trauma, seja o Hospital da Criança com a vocação clínica e cirurgias eletivas”, disse Alexandrino.

Segundo a diretora do Centro Integrado e Sustentável de Ensino e Pesquisa (Cisep) do HCB, Valdenize Tiziani, a parceria traz resultados positivos para toda a rede pública. “É uma otimização de recurso público para melhor formar os profissionais de saúde e para o desenvolvimento de pesquisas que são do interesse da população – em particular, das crianças e adolescentes”.

 

Texto e foto: Maria Clara Oliveira
Edição: Maria Clara Oliveira
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke