Toucas da alegria

21/07/2017

Na quinta-feira (20/07/17), o hall do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) ficou repleto de princesas, heróis e outros personagens infantis. O evento era uma ação do grupo Mães Amigas de Águas Claras, que confeccionou e distribuiu toucas de crochê às crianças atendidas no HCB.

Pedro Martins (foto acima), oito anos, pegou toucas parecidas para ele e para a irmã, Nicolly Martins, 11 meses. “Agora a gente está combinando”, disse, ao mostrar as toucas do Mickey e da Minnie que os dois ganharam. Geovana Ramos (foto abaixo), oito anos, recebeu sua touca da princesa Cinderela. Segundo sua mãe, Rosa Maria Soares, Geovana não é muito fã de desenhos: “Ela gosta, mas prefere mesmo é ver programas de culinária”, conta.

A ação foi ideia de Estelita Campedelli. Voluntária da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), ela começou a confeccionar toucas para as crianças do HCB em outubro de 2016. Ao conhecer as integrantes do Mães Amigas, a produção cresceu. “Elas amaram a ideia, conseguimos muitas doações de materiais. Praticamente todo mundo que ajudou quis vir hoje, para ver o resultado do trabalho”, conta Estelita.

A diretora de Coordenação Hospitalar da Abrace, Maria Ângela Marini, elogiou a ação por trazer leveza ao ambiente hospitalar. “Essas crianças vão levar, para o futuro, uma imagem muito mais tranquila desse período de tratamento”, disse.

O grupo Mães Amigas de Águas Claras já atuava na confecção de polvos de crochê para bebês prematuros. “A Estelita trouxe o projeto das toucas e todas nós abraçamos; fazemos um artesanato solidário. Entregar as toucas é gratificante, me emocionei muito”, conta Kelly Córdova, administradora do grupo.

Além de receberem as toucas, as crianças se divertiram com música e teatro apresentados pelo grupo Hora do Agito. Natália Amante, a responsável pelo grupo, se impressionou com o HCB. “A estrutura é bem lúdica, voltada para a criança mesmo; todos são muito calorosos e receptivos. Foi incrível ver as crianças brincando com a gente, o sorriso no rosto de uma criança não tem preço”, garantiu.

Veja mais fotos da entrega das toucas.

 

Texto e fotos: Allan Michael
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke