Tarde de tira-dúvidas

03/06/2015

Na sexta-feira (29/05), o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu o médico e psiquiatra Jairo Bouer, para a oficina Comunicação direta com adolescentes. O evento encerrou as atividades do I Encontro de Comunicação do HCB, reunindo pacientes, responsáveis e funcionários do hospital em um momento para tirar dúvidas sobre saúde dos adolescentes.

“Acho que a comunicação e a informação são dois pontos fundamentais quando se trata de saúde”, afirmou Jairo Bouer. Durante duas horas, os participantes puderam fazer suas perguntas diretamente ao psiquiatra ou enviar dúvidas por escrito à moderadora da oficina, Ana Paula Sarmento Charão, enfermeira supervisora de agendamento e atendimento do HCB. A maior parte das questões estava voltada à sexualidade, tema que desperta muita curiosidade na adolescência.

Para Ana Clara Marinho, 17 anos, o evento foi bastante interessante. “Serviu de aprendizado e foi uma forma melhor da gente saber mais as coisas, se aprofundar mais nessas dúvidas que a gente sempre tem como adolescentes. Achei muito bacana, mesmo, muito bom”, garantiu a garota.

Ao final da oficina, Jairo Bouer pediu que todos mantivessem as palavras “autonomia” e “responsabilidade” em mente e lembrou que, mesmo com o acompanhamento dos adultos, é preciso respeitar as decisões dos adolescentes. “São eles que vão decidir o que vão fazer. É importante que a gente consiga colocar na cabecinha deles que eles tomem decisões atreladas ao cuidado, à segurança, à responsabilidade; que cuidem deles mesmos”, explicou o psiquiatra.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: Juceli Cavalcante

Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke