Tarde de cultura russa

20/04/2017

Na terça-feira (11/04/17), crianças e adolescentes atendidos no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) participaram de uma programação especial: por meio de dança e contação de histórias, eles conheceram as matrioshkas, tradicionais bonecas russas que representam família, felicidade e prosperidade.

O momento cultural foi organizado em parceria com a embaixada da Rússia e o Taguatinga Shopping, onde uma exposição especial das bonecas acontece até domingo (23/04/17). No HCB, a contadora de histórias Nyedja Gennari (foto acima) falou sobre a cultura russa e as matrioshkas.

O embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Pogossovitch Akopov (foto acima), participou do evento e visitou o HCB. “Estou impressionado com a grande obra feita aqui, e isso é ainda mais emocionante porque é para crianças; é muito agradável ver que, aqui, as pessoas fazem tudo para que a vida e o tratamento desses pequenos heróis seja feito da melhor maneira”, afirmou. Akopov. O embaixador elogiou a ampliação do Hospital e a presença de voluntários. “Os brasileiros são como os russos, respondem muito à dor do próximo, do vizinho – não somente do vizinho, mas de pessoas muito além”, disse.

O empresário Paulo Octávio (foto acima), do Taguatinga Shopping, já conhecia o HCB. “É um trabalho extraordinário de toda a equipe. É muito difícil, no Brasil, você construir uma obra com essa envergadura, com essa assistência a tantas; é uma obra meritória”.

O HCB foi escolhido para a apresentação porque a artista Tatiana Orlova, responsável pela exposição de bonecas, queria doar livros de colorir para algum hospital que tratasse crianças com câncer. A empresária Melissa Gontijo (foto acima), também do Taguatinga Shopping, sugeriu o HCB por já ter ouvido falar da instituição. “Sei que ele é um hospital muito sério, as pessoas gostam muito; conhecia a história acompanhei a luta para inaugurar esse hospital”, afirmou.

Além de colorirem os livros e ouvirem histórias, as crianças assistiram a uma apresentação de balé da Cia. de Dança Rodrigo Cruz e à peça “A Páscoa do Pernalonga”, interpretada pela Néia e Nando Cia. Teatral. Ana Cecília Santos, cinco anos, pediu ao pai para ser fotografada como uma matrioshka. Ghyan Eyke Cunha (foto acima), nove anos, também se divertiu com o espaço para fotos.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke