Sorriso saudável

25/09/2014

Dos dias 01 a 03 de outubro, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) promove a Semana de Saúde Bucal. O evento oferecerá atividades lúdicas para as crianças e conscientizará os visitantes sobre importância de manter um sorriso saudável. A supervisora da odontologia do HCB, Gerlídia Rodrigues, fala sobre o tema e como a saúde bucal está integrada às atividades do hospital.

HCB: Como é o atendimento odontológico realizado no HCB?

Gerlídia Rodrigues: O fluxo de pacientes não é como nos outros hospitais. No Hospital da Criança de Brasília  a gente só atende paciente do hospital, que já é acompanhado pelos médicos daqui e que tem doenças complexas – são eles que fazem o encaminhamento. São pacientes oncológicos, da hematologia, reumatologia, nefrologia, etc. Não são todas as doenças de todas as especialidades, mas aquelas em que, pela complexidade, os pacientes não possam ser atendidos no centro de saúde. Eles precisam de um ambiente hospitalar, um lugar onde a gente possa ter acesso fácil e rápido aos médicos e a alguns exames.

HCB: Como o tratamento realizado nessas especialidades se relaciona com a saúde bucal dos pacientes?

Gerlídia Rodrigues: Várias doenças têm manifestações bucais diversas: maior predominância de doença periodontal, manifestações bucais que incluem defeitos na formação dos dentes, alterações ósseas na face, doenças bucais durante o tratamento. Por exemplo, durante a oncoterapia, os pacientes apresentam mucosites, aftas, manifestações de outras doenças como herpes, como candidíase. Em tudo isso é preciso intervenção do dentista, para amenizar essas complicações e o paciente receber o tratamento de uma forma mais tranquila.

HCB: Como a saúde bucal se liga à saúde geral?

Gerlídia Rodrigues: A saúde bucal é um espelho de como você cuida da sua saúde. Normalmente, se você é uma pessoa cuidadosa com sua saúde em geral, você cuida de tudo, incluindo a boca. A saúde bucal conta se a criança está recebendo os cuidados adequados.

HCB: Como os pais podem incentivar as crianças a cuidar da saúde bucal?

Gerlídia Rodrigues: Normalmente, a gente pede para associar a limpeza bucal a uma hora agradável – por exemplo, a hora do banho. Os pais podem oferecer a criança desde cedo uma escova macia para ela brincar. É importante criar o hábito de cuidar dos dentes desde o aparecimento da primeira dentição.

HCB: O que é um sorriso saudável?

Gerlídia Rodrigues: Um sorriso saudável é todo aquele que resulta de uma boca limpa, bem cuidada, sem inflamações na gengiva e nem doenças nos dentes. Esse é o sorriso saudável. É um sorriso completo sem cárie, tártaro e gengivite, bem higienizado com creme dental fluoretado e fio dental.

Texto: Maria Clara Oliveira
Foto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson 
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke