Qualidade reconhecida

26/06/2018

O HCB recebeu, na segunda-feira (25/06/18), certificado de acreditação hospitalar da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação se refere à qualidade dos serviços realizados e à segurança do paciente e era uma das metas do HCB no projeto “Por um Q a mais”.

Na cerimônia, o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, afirmou que a acreditação confirma um trabalho que já vinha sendo realizado desde a inauguração do Hospital e destacou o pioneirismo do HCB em receber este tipo de certificação. “Esse é o primeiro hospital público acreditado no Distrito Federal como um hospital de excelência; a gente quer fazer com que outros hospitais também possam alcançar esse serviço de excelência”, disse o governador.

O secretário de saúde do DF, Humberto Fonseca, ressaltou a importância do trabalho do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe): “Esse é um modelo de gestão que funciona, uma parceria do poder público com entidades absolutamente sérias. Essa acreditação é, simplesmente, um reconhecimento do que nós já sabíamos: que esta é uma grande instituição pública, com grande qualidade e satisfação dos trabalhadores e dos usuários”.

Ao longo do processo de acreditação, a equipe responsável por avaliar o HCB destacou, entre outros pontos positivos, a qualidade dos serviços e a transparência da gestão realizada pelo Icipe. O presidente do Instituto, Newton Alarcão, lembrou que esses quesitos já despertavam a aprovação de pais e pacientes. “Este certificado é o reconhecimento de que as bases que assentam esse reconhecimento dos usuários são bases sólidas; representa a segurança e a qualidade para os usuários finais”, disse.

Para o superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, a acreditação reflete o compromisso da instituição na realização de um serviço de qualidade. Segundo ele, “o Hospital da Criança é a prova de que podemos, sim, ter um sistema público de qualidade, um hospital público de que a população se orgulhe”.

A certificação recebida pelo HCB é concedida pela ONA a instituições de saúde e se divide em três níveis – o primeiro, no qual se enquadra o Hospital da Criança de Brasília, se refere à segurança do paciente. Segundo o presidente da organização, Péricles Góes, o HCB “é a própria demonstração de que um trabalho sério, com inteligência, com competência, produz bons resultados”.

Para receber a Acreditação, o Hospital passou por um período de avaliação conduzida pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes), instituição credenciada pela ONA para identificar os pontos positivos dos serviços de saúde e determinar adequações administrativas que precisassem ser feitas. A presidente do Ibes, Vanice Costa, afirmou que o acompanhamento do HCB não se encerra nesta certificação. “A melhoria sempre será contínua; o mais importante é que há um objetivo a ser atingido, que é o paciente: ele é o mais beneficiado”, disse.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: Allan Michael
Edição: Maria Clara Oliveira
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke