Semana especial para a enfermagem

06/06/2017

Na terça-feira (24/05/17), o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) deu início a sua VI Semana de Enfermagem. Reunindo enfermeiros e técnicos de enfermagem do HCB e de outros hospitais da rede pública de saúde do DF, o evento – que vai até sábado (26/05/17) – visa promover o debate sobre boas práticas na linha do cuidado ao paciente pediátrico.

O superintendente executivo adjunto do HCB, Gilson Andrade, elogiou a proatividade da enfermagem quando se trata da execução de serviços. Ele ressaltou que a própria realização da Semana de Enfermagem é exemplo disso, já que, desde o início do HCB, “já houve uma movimentação no sentido de construir essa ideia de educação continuada, de renovação do saber – e, nessas coisas, a enfermagem sempre caminha na frente”.

A representante do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (Coren-DF) Celi Maria da Silva lembrou que enfermeiros e técnicos de enfermagem devem estar unidos para prestar um bom serviço. Ao mencionar o código de ética da profissão, Silva elogiou o HCB. “Esse é um hospital em que não tivemos nenhum problema na comissão de ética. Já conhecemos esse hospital todo; fiquei encantada com ele, com os gestores e os processos que são executados aqui – a enfermagem faz parte desses processos de gestão”.

A diretora técnica do HCB, Isis Magalhães, falou sobre o cuidado oferecido pela enfermagem e sobre a inserção dessa área em equipes com outros profissionais de saúde. “Quando a família nos procura, ela precisa ser acolhida, entender que estas equipes estudam a doença do filho”, disse Magalhães. A diretora explicou que “o mais importante no cuidado integral é isso, a relação entre as equipes, o conhecimento do paciente como um todo, como um ser biopsicossocial”.

 

Texto e foto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke