Música e teatro encerram 2016

29/12/2016

Em dezembro, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) entrou no clima das festas de fim de ano. Logo nos primeiros dias do mês, o hall do HCB recebeu árvores de Natal enfeitadas com bichinhos de pelúcia – a decoração também incluiu os personagens criados para ilustrar campanhas e folhetos do Hospital. Para celebrar mais a conclusão de 2016, uma série de eventos foi programada para acontecer no HCB.

A diversão começou na terça-feira (13/12/16); o projeto Remédio Musical e o grupo de voluntários Sinfonia da Saúde (foto acima) se reuniram no hall do HCB para cantar músicas natalinas e canções populares. À tarde, todos se divertiram com jogos de tabuleiro trazidos pela Orgutal Casa de Jogos.

O dono da Orgutal, Luiz Claudio da Mata (foto acima), explicou que a atividade não era voltada apenas às crianças: “nossa preocupação é oferecer um dia descontraído, fazer a criança e os pais interagirem no jogo”. Isadora de Freitas, oito anos, gostou da diversão. “Foi bem legal, eu joguei muito aquele jogo de dado que você vai passando as casinhas quando faz ponto do dado”, disse a menina.

Na quarta-feira (14/12), a animação começou com o coral BSB Musical (foto acima). A atração foi alegre e as crianças tentaram acompanhar as coreografias animadas feitas para cada canção natalina.

À tarde, foi a vez do grupo de teatro Os Cênicos apresentar a peça “Viagem ao vale encantado” (foto acima). Os personagens encantaram crianças como Cintya Dias (foto abaixo), nove anos. “Gostei da macaca, da menina que fica dormindo, da bonequinha da menina e dessa história da viagem”, disse a menina, que também se enfeitou com a pintura de rosto feita por uma voluntária.

Na quinta-feira (15/12), o Corpo de Bombeiros Militar do DF trouxe o Papai Noel ao HCB a bordo de uma viatura, além de apresentar os veículos e equipamentos da corporação às crianças. Heitor Ramos (foto abaixo), 10 anos, faz parte de um grupo de bombeiros mirins em Ceilândia e gostou da visita. “Já aprendi sobre primeiros socorros e como salvar vidas, foi muito bom conhecer os bombeiros”, afirmou.

Se quem estava no HCB de manhã viu os bombeiros, as crianças atendidas à tarde puderam conversar com o Papai Noel. Vitória Amaral (foto abaixo), oito anos, tentou descobrir se o visitante era verdadeiro ou se apenas usava uma fantasia. “Eu puxei a barba dele bem forte, ele até falou “ai!”. É o Papai Noel de verdade!”, garantiu a menina.

A tarde também foi marcada pela apresentação do coral Livre Em Canto (foto abaixo), formado por funcionários dos Correios. Com repertório formado de canções natalinas, eles alegraram quem estava no hall do HCB. “Ficou bem legal eles cantarem todos juntos, nunca tinha visto um coral assim arrumado. Gostei também daquela música que fala sobre Natal”, disse Letícia da Silva, nove anos.

A primeira semana da programação de Natal foi encerrada na sexta-feira (16/12), com teatro e música. De manhã, a Cia. Língua de Trapo apresentou um teatro mudo que chamou a atenção das irmãs Ana Clara (foto abaixo, no alto da foto) e Maria Júlia Martino (foto abaixo, à direita), três anos. Mesmo ressabiada com a pintura no rosto dos atores, Ana Clara não queria deixar de assistir aos esquetes.

Essa foi a primeira vez que a atriz Brenda Ferreira, da Cia. Língua de Trapo, se apresentou no HCB. “Foi uma experiência maravilhosa, é gratificante vir a um lugar assim – ainda mais com um público como esse”, disse ela. Para Ferreira, a interação com as crianças foi especial: “As crianças são sempre diferentes. Elas também fazem parte, porque teatro sem plateia não é teatro. As reações delas dizem tudo”.

Na sexta-feira à tarde, a trilha sonora do HCB voltou a ser marcada por canções natalinas, com uma nova apresentação do coral BSB Musical (foto abaixo). A programação especial de fim de ano continuou na semana seguinte, com mais atrações culturais.

 

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: Augusto Almeida e Luís Felgueira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke