Semana da Criança

06/10/2014

O mês de outubro é época de comemorar o Dia das Crianças. No Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), os pacientes têm espaço para se divertir livremente enquanto aguardam consultas e exames, e contam como curtem a infância dentro e fora do HCB.

André Luiz Abreu, de sete anos, é um menino radical: para ele, as melhores coisas para fazer quando se é criança são “andar de bike e andar de skate”. Apesar de vir ao HCB para fazer exames, o que ele mais gosta no hospital é de brincar, e acha que os adultos, ao contrário das crianças, não podem ganhar comida na boca – vantagem de quem ainda não virou gente grande.

Marina da Silva, quatro anos, não precisa pensar muito para decidir o que mais gosta de fazer para aproveitar a infância: “Pular no pula-pula e balançar!”. Quando não está brincando no quintal de casa, ela gosta de se divertir com suas bonecas, e diz que a preferida é a Draculaura, de um desenho animado.

Estar em tratamento não atrapalha a infância dos pacientes do HCB. Para Kassandra dos Santos, dez anos, “dá para ser criança aqui. É diferente, aqui tem pula-pula e os outros hospitais não tem”.

Aos oito anos, Maria Clara Sandes quer crescer rápido para se tornar pediatra, mas reconhece que a infância é uma parte boa da vida. “O bom de ser criança é que a gente não precisa ficar trabalhando, não precisa ficar arrumando casa”, afirma a menina, que gosta de vir ao HCB para desenhar e reencontrar os amigos enquanto aguarda atendimento.

De 06 a 10 de outubro, esses e outros pacientes tem mais um motivo para aproveitar a infância: a Semana da Criança no HCB, que traz atrações como show de música e oficina de artesanato para  tornar os corredores do hospital ainda mais divertidos.

Programação da Semana da Criança no HCB

dia 06

- Música e Teatro de Bonecos | Grupo Sopalelê
Hall central         9h

dia 07

- Teatro e Música | Doutoras Música e Riso
Hall central         14h

dia 08

- Oficina de Musicoterapia

Hall central         11h

- Show de Música | Projeto Remédio Musical

Hall central         15h30

dia 09

- Show de calouros, brincadeiras - Hall central -  8h30 às 16h

Espetáculo  | “Asas para Dançar”

- Grupo de dança inclusiva (com cadeirantes)

Hall central         13h30

- Oficina de Artesanato

Hall central         15h

dia 10

- Espetáculo  | “A Revolta dos Livros”

Hall central         9h45

 

 

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson 
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke