Semana da Criança é um sucesso

11/10/2013

Muitos sorrisos, alegria e risadas. A Semana da Criança, organizada pela Coordenação de Comunicação e Mobilização, foi um sucesso! Diversas atividades divididas entre os dias 7 e 11 de outubro comemoraram de maneira antecipada o Dia da Criança.
Para quem gosta de música, palhaços, jogos, brinquedos, teatro ou contação de histórias, a Semana da Criança teve um pouco de tudo. A mãe da paciente Érica, Martyne Lantyer, 42, se encantou com o evento. “É triste ter que ir ao hospital, mas tudo no HCB muda essa concepção”, contou. Para fãs de jogos, o Jogotran (foto abaixo), projeto desenvolvido pelo grupo de teatro do Detran/DF, apresentou um grande tabuleiro em formato de cidade. A brincadeira ensinou as principais regras de trânsito para a garotada: “Não posso esquecer de usar o cinto de segurança, nem o papai e a mamãe”, aprendeu Pablo Cauan, de 6 anos de idade.

A música teve grande participação nos últimos cinco dias. O Coral das Crianças do Serviço de Convivência da SEDEST/GDF trouxe 25 crianças com idade entre 6 e 10 anos, que apresentaram canções de Vinicius de Moraes, cantadas e aplaudidas pela garotada do HCB (foto abaixo). O voluntário Alan Cruz trouxe o projeto “Remédio Musical”, com canções infantis para a criançada da Unidade de Terapia Endovenosa e Internação. E o musicoterapeuta Cláudio Vinícius realizou uma pequena aula em grupo com meninos e meninas que aguardavam consulta, conduzindo-os em fila ao som de sua flauta.

Entre as atrações da semana comemorativa, a doação feita por David Marcos está entre as maiores. O empresário mobilizou 6 amigos e comprou duas camas elásticas, uma piscina de bolinhas e um pula-pula inflável em formato de castelo. Vitória Gomes, de 7 anos, pediu para retornar ao HCB no dia seguinte só para continuar brincando. A voluntária Elaine Cavalcante, 55, ressaltou os resultados do evento. “É maravilhoso! As crianças interagem, chegam e querem logo participar com todos nós”, disse.

Muitas histórias foram contadas em forma de teatro. O Grupo de Teatro do Detran/DF apresentou o teatrinho educativo  “Quem Viu a Via?”, enquanto a Semente Companhia de Teatro presenteou o hospital com seu Baú de Histórias, com a peça “Margarida e o Sabiá Encantado”, baseada no conto de Rubem Alves. A educadora infantil Ana Carolina Calil contou clássicos infantis como Chapeuzinho Vermelho e os Três Porquinhos, utilizando fantoches de dedos e aventais coloridos, no hall do hospital e também na Internação e UTE. Os palhaços Leandro, Túlio e Adriana, do Projeto Circo Social (foto abaixo), causaram gargalhadas por todo o HCB, com muitas brincadeiras. “Os palhaços podiam voltar todo dia”, pede Leandro Sampaio, de 7 anos.

Brincadeiras e acrobacias do Circo Social arrancam gargalhadas dos espectadores

Aniquel Francisca, 30, é mãe de Sofia de Jesus. Enquanto assistia a filha ouvir e cantar músicas, exprimiu a felicidade em vê-la assim. “Ela adorou. A gente vem com problema ao hospital, chega e vê tudo isso. É um grande alívio. Acalma e ajuda bastante”, disse. A mídia também conferiu de perto a programação. O Correio Braziliense, o programa “Ricardo Noronha Show” e a Rede Globo estiveram no Hospital para conferir as atividades.
 

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD