Palavras de apoio

28/07/2017

Desde o início do ano, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) tem recebido manifestações de apoio de diversas instituições. Em janeiro, a Associação Médica de Brasília (AMBr), o Conselho Regional de Medicina (CRM) e a Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF) divulgaram uma nota conjunta, reconhecendo o esforço da gestão do HCB em oferecer um cenário qualificado para a prática da pediatria especializada no DF.

Em fevereiro, o Hospital recebeu representantes da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF (Secriança-DF). O secretário, Aurélio Araújo, do - Secriança-DF - destacou a importância do HCB enquanto centro especializado. A subsecretária, Veruska Alves, também elogiou o Hospital.

O senador Cristovam Buarque (PPS) visitou o HCB em maio. “É um serviço comprometido com o público e que, para ser assim, tem que ser feito com um carinho que nem sempre vejo em muitos hospitais”, comentou ele, depois de se informar sobre o tipo de atendimento e a gestão do Hospital.

No mesmo mês, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) conheceram a forma de gestão do Hospital e publicaram um relatório sobre a visita. O documento conclui que o HCB possui alto grau de qualidade “em respeito ao regime jurídico estabelecido e aplicação a legislação vigente”.

O promotor de Justiça Jairo Bisol, da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde do MPDFT (Prosus), também elogiou a gestão do HCB. Já o ex-secretário de Saúde Elias Miziara afirmou que o Hospital é indispensável.

A gestão do HCB também recebeu elogios do ministro da Saúde, Ricardo Barros. Em junho, durante visita de diretores do Hospital Pequeno Príncipe, do Paraná, ao Hospital da Criança de Brasília, Barros falou que a gestão do HCB tem bons resultados.

Já em agosto, o grupo Voluntárias Cisne Branco - formado por esposas de oficiais da Marinha Brasileira - esteve no Hospital da Criança de Brasília. As visitantes elogiaram o HCB e manifestaram intenção de participar de ações que contribuam com a instituição.

Essa não é a primeira vez que o Hospital recebe manifestações de apoio. Em 2016, o presidente da Academia de Medicina de Brasília e o Observatório da Saúde também expressaram sua opinião sobre o HCB.

 

Texto: Viniciús Ramos
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke