Secretaria da Criança

02/02/2017

Na quinta-feira (26/01/17), o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu representantes da Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF (Secriança-DF). O secretário, Aurélio Araújo (acima, à esquerda), acompanhado do secretário adjunto, Antonio Carlos Filho (acima, à direita), conheceu o trabalho do HCB e o tipo de atendimento oferecido.

O secretário elogiou o Hospital, por se tratar de um local de tratamento para um perfil definido de pacientes. “Centros especializados são fundamentais para a população. O Hospital da Criança é um grande exemplo de como atender uma faixa etária nas questões de sua demanda específica, de sua necessidade”, disse Araújo.

Os visitantes também percorreram uma parte da obra de ampliação do Hospital. Para Aurélio Araújo, o funcionamento do segundo bloco do HCB terá grande importância para Brasília. “Vai ser um avanço histórico à proporção do que foi, na época, a abertura do hospital Sarah”, afirma.

Com a ampliação, o número de leitos do Hospital da Criança de Brasília vai passar de 22 para 202, permitindo a realização de cirurgias e transplantes. Além disso, mais crianças e adolescentes que precisam de atenção especializada de média e alta complexidade serão atendidos – inclusive aqueles que, atualmente, recebem tratamento na pediatria do Hospital de Base.

De acordo com o secretário, essa mudança também terá impacto na prestação de saúde da rede pública aos adultos. “É um efeito de ampliação do atendimento à criança e, ao mesmo tempo, abre espaço para o atendimento adulto, porque são leitos que ficam disponíveis”, afirmou Araújo, referindo-se ao espaço que atualmente é ocupado por estes pacientes nos outros hospitais da rede.

A visita também foi acompanhada pela presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Ilda Peliz, que ficou satisfeita com o interesse do secretário em conhecer o HCB. “Desde a concepção do Hospital da Criança, a Secretaria da Criança esteve junto do projeto. O secretário é bastante comprometido com a saúde da criança, então acho que é extremamente importante a vinda dele aqui”, explicou.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke