Resultado de estudos de tratamento contra tumores

18/03/2016

A revista americana Journal of Clinical Oncology publicou, em sua edição de fevereiro, o artigo científico “Lowered Cisplatin Dose and No Bleomycin in the Treatment of Pediatric Germ Cell Tumors: Results of the GCT-99 Protocol From the Brazilian Germ Cell Pediatric Oncology Cooperative Group”. Escrito por 18 médicos oncologistas de diferentes estados, entre eles a oncopediatra do Hospital da Criança de Brasília José Alencar,  Paula Maria Azevedo Allemand Lopes, o texto traz os resultados de uma pesquisa, realizada no Brasil, sobre o tratamento de tumores de células germinativas.

O estudo foi realizado entre maio de 1999 e outubro de 2009, com 579 pacientes de 40 instituições que atendem casos de oncologia pediátrica. Durante este tempo, os profissionais analisaram a resposta dos pacientes a alterações na quantidade de medicamentos utilizados na quimioterapia, de modo a minimizar os danos colaterais do tratamento.

Ao final da pesquisa, os médicos chegaram à conclusão de que as modificações não oferecem riscos aos pacientes. O artigo foi escrito em inglês e pode ser encontrado no site da publicação ou na revista impressa volume 34, Edição 6 - 20 de Fevereiro de 2016.

A Journal of Clinical Oncology é a revista oficial da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco, na sigla em inglês) e é publicada desde 1983. Voltada a médicos oncologistas e outros profissionais da saúde, é lida internacionalmente e tem mais de 26 mil assinantes.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke