Receitas para uma vida saudável

04/07/2017

Dinâmicas, receitas e maneiras criativas de tornar a vida das crianças e adolescentes mais saudável. Essas são atividades de uma oficina que acontece quinzenalmente no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). Realizados na Unidade de Terapia Endovenosa (UTE) nas quartas-feiras, às 9h30, os encontros são organizados pelo serviço de nutrição do HCB.

Segundo a supervisora do serviço de nutrição, Nádia Gruenzo, “o objetivo é trazer às crianças uma forma de alimentação saudável a partir de receitas com legumes, verduras e frutas”. Durante uma edição da oficina, foi feita uma dinâmica: vendadas, as crianças precisavam usar apenas tato e olfato para adivinhar que frutas eram apresentadas pela equipe. Quando acertavam o nome da fruta, podiam comê-la.

Israel da Silva (foto acima), 15 anos, recebeu um abacate, mas não adivinhou o que estava segurando: ele não reconheceu a fruta e, depois de experimentá-la, não gostou do sabor. “A única vez que ele experimentou abacate foi em vitamina; a fruta pura, mesmo, ele nunca tinha comido”, disse sua mãe, Simeia da Silva.

Depois da brincadeira, a equipe trouxe um bolo misterioso. Crianças e seus responsáveis experimentaram antes de descobrir que o principal ingrediente da receita era abobrinha. Katia Gislene, mãe de Bruno Cruz (foto acima), sete anos, ficou bastante interessada: “Estou gostando muito da oficina e pretendo fazer esse bolo de abobrinha em casa, é muito fácil”.

Outras receitas que já foram apresentadas na oficina foram iogurte de inhame, cookies de cacau e aveia e chips de batata doce – que conquistaram o público. “Já fiz a receita de batata doce em casa, porque meu filho adorou”, conta Beatriz Santos, mãe de Davi Jesus (foto acima), cinco anos. Ela garante: “Na oficina, aprendo muitas coisas novas que irei fazer em casa”.

 

Texto: Viniciús Ramos
Fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke