"O riso cura"

30/08/2019

Como parte do trabalho humanizado, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) oferece programação cultural buscando reduzir o mal-estar causado por doenças e tratamentos e trazer mais conforto às crianças e seus acompanhantes. Uma das atrações de agosto foi o espetáculo “Berinjela, a grande” da Cia. Circo Rebote, que veio ao HCB na quarta-feira (21/08/2019).

Durante a apresentação, o público ficou vidrado em Berinjela, interpretada pela acrobata e palhaça Erika Mesquita: havia algumas crianças curiosas e outras com medo, mas muitas gostaram tanto que, no final, correram para abraça-la.

Cíntia da Silva, mãe de Beatriz da Silva acha que esses eventos, em ambiente hospitalar - em que as crianças geralmente estão desanimadas - contribuem muito para a melhora das crianças, trazendo mais animação e força. Sua filha Beatriz gostou muito do contato com um pouquinho do circo. “Eu achei muito legal, divertido, a palhaça Berinjela é muito engraçada, contou a menina.

Com a Cia. Circo Rebote, Erika Mesquita se apresenta nas ruas do DF, em festivais de teatro e circo. Essa foi a primeira performance dela no HCB, onde encontrou um ambiente diferente.

“A rua permite uma apresentação mais expansiva, onde podemos falar mais alto até mesmo pelo motivo de termos que atingir maior número de pessoas, lidar com todos os sons e uma série de coisas que faz com que sempre fiquemos em alerta; já no Hospital, eu tenho que ficar mais contida”, relatou a artista.

Ao ser perguntada sobre a importância desse tipo de apresentação para as crianças, Mesquita respondeu: “O riso cura; está comprovado cientificamente que ele está aí, nem que seja só por alguns momentos, para a gente se esquecer das nossas dores”.

 

Texto e foto: Lara Reina
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke