Qualidade certificada e mantida!

11/12/2018

Em junho de 2018, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) alcançou a certificação da Organização Nacional de Acreditação ( ONA) pela qualidade dos serviços de saúde prestados, depois de passar por um processo de avaliação. É necessário, porém, garantir que essa qualidade se mantenha – por isso, o HCB continua sendo acompanhado pela Organização.
Em outubro, o Hospital iniciou uma nova auditoria interna, que tem por objetivo preparar o HCB para a visita de manutenção da ONA. Entre os funcionários, a expectativa pela continuidade da acreditação é grande. Para a médica psiquiatra Márcia Guberman, o reconhecimento da ONA “é importante porque fortalece a confiança da população no Hospital”.
 
 
O processo de acreditação é voluntário, ou seja, a instituição opta por fazer parte e aderir à metodologia - cujo processo é contínuo, com avaliações periódicas. O Icipe decidiu aderir ao Sistema Nacional de Acreditação, reforçando seu compromisso com a melhoria contínua dos processos internos e busca pela excelência na gestão do HCB.
O processo de acreditação se configura como uma possibilidade de crescimento, favorecendo o desenvolvimento da capacidade crítica dos envolvidos, melhorando o gerenciamento da organização hospitalar, da qualidade da assistência prestada ao usuário, além de fortalecer a cultura da segurança.
 
A Acreditação é um reconhecimento formal que demonstra a competência do Icipe na gestão que garante segurança e qualidade aos usuários. Agora temos a responsabilidade de manter o selo conquistado e elevar os padrões! O processo é continuo e periódico, novas visitas serão agendadas, conforme padrões estabelecidos no Manual Brasileiro de Acreditação.
 
Benefícios do processo de acreditação
  • Melhora a segurança para os pacientes e para os profissionais;
  • Consolida o cuidado integrado e multidisciplinar com foco no paciente;
  • Melhora organização dos processos de trabalho;
  • Melhora a eficiência e eficácia na realização das atividades;
  • Fortalece a manutenção de equipes continuamente capacitadas;
  • Incentiva o aprimoramento institucional permanente;
  • Avalia objetiva e periodicamente o desempenho organizacional;
  • Demostra o compromisso do HCB com padrões de excelência;
  • Aumenta a credibilidade e apoio social.