Profissionais homenageados com música

01/11/2018

 

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu, na sexta-feira (27/07/18), a visita de músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. A apresentação é a primeira do projeto Concertos de Saúde e foi realizada no HCB como forma de homenagem pelo Dia do Pediatra.

Com repertório que unia canções infantis a obras clássicas – como o “Trenzinho do Caipira”, de Villa-Lobos –, os músicos atraíram a atenção de funcionários, crianças e seus familiares. Lucas Bonfim, 15 anos, tentou acompanhar os movimentos dos músicos enquanto acompanhava a apresentação. “Gostei porque me lembrou coisa boa. Eu queria aprender a tocar violoncelo, a música dele é bonita”, disse o menino.

Para a neurologista Renata Brasileiro, a homenagem foi bem-vinda. “Tudo que tem música e dança traz alegria, acalma o ambiente e faz bem para o servidor, para o paciente, para o acompanhante. Nada melhor que isso para celebrar o Dia do Pediatra”, afirmou.

Os Concertos de Saúde vão passar por diferentes unidades de saúde da rede pública do Distrito Federal. Segundo o maestro Cláudio Cohen, a Orquestra já fazia apresentações pontuais, mas agora há o intuito de ampliar essa ação e transformá-la num projeto contínuo. “Nesse sentido, começamos aqui, no Hospital da Criança, aproveitando o Dia do Pediatra. A gente entende que a música tem um efeito terapêutico positivo muito efetivo. Queremos trazer bem-estar para a população para aliviar o estresse e melhorar o ambiente”, explicou Cohen.

 

Texto e foto: Átila Lima
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke