Pesquisas sobre epilepsia

03/04/2019

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu, em março, estudantes da University of South California (USC), dos Estados Unidos: Mahin Zaman, mestrando em medicina global; Armin Bahadurji, graduanda em medicina global; Joleen Chen, mestranda em medicina global, e Yo Sakagawa, aluno de MBA na USC. Os quatro visitantes estiveram no Hospital como parte de um estudo sobre tratamento de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento.

Os pesquisadores passaram quatro dias no Brasil, a fim de se informarem sobre o atendimento que a rede pública de saúde do DF oferece especificamente a crianças com epilepsia. Durante este tempo, eles compararam os métodos de diagnóstico e tratamento da doença no Brasil aos de outros países, buscando identificar problemas no atendimento e oferecer possíveis soluções.

Para os visitantes, a pesquisa internacional contribui para incrementar o conhecimento que é adquirido. “Este projeto nos deu uma ideia de como a atenção em saúde pode ser diferente dependendo do país; planejamos voltar a trabalhar com os brasileiros no futuro”, afirmou Armin Bahadurji.

A visita deu seguimento ao trabalho que foi iniciado em 2018 por outras duas alunas da USC, e os resultados serão acompanhados pela equipe do HCB. Para Valdenize Tiziani, diretora de Ensino e Pesquisa do Hospital, parcerias como essa favorecem a troca de conhecimentos entre os profissionais das duas instituições e têm impacto nas crianças acompanhadas pelo Hospital. “O foco é sempre melhorar a qualidade do atendimento aos nossos pacientes, tendo suporte acadêmico e mais baseado em evidências”, explica. Além de acompanhar a equipe do HCB, o grupo também visitou o Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Região Oeste do DF.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke