Perguntas e Respostas

12/02/2019

As perguntas aqui apresentadas são as mais frequentes realizadas nos canais de comunicação do HCB. A lista de perguntas e respostas é regularmente atualizada. Veja se você encontra, aqui, os esclarecimentos de que precisa.

 

Acesso


Atendimento


Institucionais 


Serviços


Processo seletivo para vagas no hcb


Ensino E Pesquisa


 

 

 

Acesso


Como faço para marcar a primeira consulta do meu filho no Hospital da Criança de Brasília?

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) oferece mais de 600 vagas novas por mês para consultas nas diversas especialidades pediátricas.

Para ter a primeira consulta com os especialistas disponíveis no HCB, é preciso:

  1. Ser atendido por um médico/pediatra de qualquer uma das Unidades de Saúde da Rede da SES-DF (hospitais e centros de saúde);
  2. Ter um encaminhamento, realizado por este médico, justificando o motivo da solicitação (formulário próprio da SES-DF);
  3. Ter registrada esta solicitação no sistema da Central de Regulação SES-DF – na própria Unidade de Saúde solicitante. Todas as Unidades de Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal dispõem de pessoal treinado e com acesso ao SISREG por meio do endereço eletrônico http://sisregiii.saude.gov.br;
  4. Aguardar o contato da Central de Regulação, que informará a data e horário previsto para comparecimento do paciente à Unidade de Saúde para a qual o paciente foi regulado (no HCB ou em qualquer outra da Rede que disponibilizar o serviço solicitado). As consultas são agendadas considerando a prioridade do atendimento – estabelecida pelo médico da Unidade de Saúde que solicitou o atendimento especializado.

 

Para informações sobre o andamento da solicitação, orientamos consultar a Unidade de Saúde que inseriu o pedido ou a Central de Regulação, pelo telefone: 3120-9407.

 

Posso consultar o meu filho aí hoje?

Não. Por ser um hospital terciário e com foco em especialidades pediátricas, para ser atendido no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) é preciso ser encaminhado pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Os pacientes de primeira consulta só devem vir ao Hospital com agendamento confirmado previamente pela Central de Regulação da (SES-DF). 

 

Existe uma fila de espera para conseguir atendimento no HCB?

Existe na Central de Regulação da SES-DF, que concentra todos as solicitações e que encaminha pacientes conforme o número de vagas disponível para consulta (na especialidade necessária) e a prioridade de atendimento.

 

Atendimento


O HCB atende situações de emergência?

Não. O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) é um hospital terciário, não realizando, assim, atendimentos emergenciais.

O que é um hospital terciário?

É uma Unidade de Saúde que atende pacientes com doenças graves e quase sempre crônicas que, por isso, necessitam de um conjunto de procedimentos de alta tecnologia e alto custo. No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), esses hospitais propiciam à população acesso a serviços qualificados e são integrados aos demais níveis de atenção à saúde (atenção básica e de média complexidade).

Aceita plano de saúde?

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) é um dos hospitais da rede da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), sendo assim, uma instituição pública que realiza atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para ser atendido, não há necessidade de planos ou convênios de saúde. Ninguém está autorizado a cobrar qualquer serviço realizado pelo Hospital da Criança de Brasília.

Que serviços são oferecidos?

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) oferece vagas para a Central de Regulação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) em quase todas as especialidades pediátricas para consultas, como: alergia, anestesiologia, cardiologia, cirurgia pediátrica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, genética clínica, ginecologia infanto-puberal, homeopatia, imunologia, infectologia, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, oncohematologia, ortopedia, pneumologia, psiquiatria e reumatologia. Confira todos os serviços do HCB em http://www.hcb.org.br/institucional/servicos-1/.

Com até que idade os pacientes são atendidos?

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) atende pacientes de 29 dias de vida a 18 anos completos.

 

Institucionais


Quem é o responsável pela administração do Hospital?

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) é administrado por meio de parceria entre a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe). Embora seja gerido pela organização social, o Hospital continua pertencendo à rede da SES-DF, realizando atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os recursos repassados ao Hospital são públicos ou privados?

Os recursos repassados ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) são públicos, encaminhados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

Por que algumas partes do Hospital têm os nomes dos biomas do Brasil?

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) é projetado para oferecer um ambiente humanizado e adequado à faixa etária atendida e é ambientado com o tema: "Uma viagem de trem pelos biomas do Brasil". Portanto, cada ala é denominada como "estação" e recebe o nome de um bioma brasileiro. Os biomas são Litoral, Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Sertão, Pantanal e Pampa, existindo também a estação Central, no hall de entrada.

 

Serviços


Qual o endereço do Hospital da Criança de Brasília?

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) está localizado Área Especial Noroeste AENW 3, Lote A - Setor Noroeste, DF, 70684-831, próximo ao Hospital de Apoio de Brasília (HAB).http://www.hcb.org.br/localizacao

O Hospital funciona aos fins de semana e feriados?

O serviço de internação hospitalar do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) funciona todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados. Já o funcionamento ambulatorial é realizado de segunda a sexta, das 7h às 18h e aos sábados, das 7h às 13h.

O estacionamento é gratuito?

O estacionamento do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) é gratuito para pacientes, acompanhantes, visitantes e familiares do crianças atendidas no Hospital.

O que faço para ser voluntário?

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) tem um Programa de Voluntariado em parceria com a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace). Os interessados em se tornar voluntários no HCB devem seguir o passo a passo descrito na categoria ‘Voluntariado > Informações’ no site da instituição (http://www.hcb.org.br/voluntariado/informacoes-gerais/o-programa-e-os-primeiros-passos/)

O Hospital recebe doação da comunidade? 

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebe doações (como brinquedos, DVDs, CDs, etc) da comunidade; porém, antes de serem entregues, essas doações precisam ser acordadas com o setor de Voluntariado do Hospital, porque todos os materiais devem ser resistentes aos procedimentos regulares de higienização do HCB. Contato: voluntariado@hcb.org.br ou pelo telefone 3025-8368.

Como doar cabelo?

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) não recebe doações de cabelo. A recomendação é que as doações de cabelo sejam encaminhadas à Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace). O contato para fazer a sua doação é: 3209-8800

Como fazer doações em dinheiro?

As doações para o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) em dinheiro devem ser feitas por meio da conta corrente aberta pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) unicamente para receber doações destinadas ao Hospital:

Banco do Brasil nº 001

Agência nº 2.883-5

Conta corrente nº 570.000-0 ABRACE HCB DOACOES

O Hospital organiza brechós?

O HCB não organiza brechós, mas a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), instituição parceira do HCB, tem um brechó dentro do Hospital, o Brechique. Para vendas e doações, a orientação é entrar em contato direto com a Abrace pelo telefone 3209-8800.

No caso de elogios, sugestões ou reclamações, aonde posso recorrer?

Para reclamações, sugestões e elogios, os usuários do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) podem escrever para o ‘Fale Conosco’ no site da instituição (http://www.hcb.org.br/fale-conosco/) ou comparecer à Ouvidoria, localizada próxima ao hall central do HCB.

 

Processo seletivo para vagas no HCB


Como faço para me candidatar a uma vaga no Hospital da Criança de Brasília?

Para verificar as oportunidades de emprego disponíveis no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), você precisa acompanhar as ofertas publicadas em nosso site: http://www.hcb.org.br/trabalhe-conosco/ 

Como posso esclarecer dúvidas sobre um processo seletivo de que estou participando?

Escreva suas dúvidas, com a maior quantidade de detalhes possível, para selecao@hcb.org.br

 

Ensino e pesquisa


Como participar de Eventos Científicos promovidos pelo HCB?

Para participar dos Eventos Científicos promovidos pelo HCB, basta acessar o sitehttp://www.hcb.org.br/eventos-tecnicos-cientificos/ e se inscrever no evento desejado.

Como emitir o certificado de participação?

Para emissão do certificado de participação em eventos promovidos pelo HCB, basta acessarhttp://www.hcb.org.br/eventos-tecnicos-cientificos/; clicar em “eventos do usuário”; efetuar o login com seu nome de usuário e senha; clicar novamente em “eventos do usuário”.

Após a realização destas etapas, constará na página a lista de eventos dos quais o usuário participou, com link para pesquisa de satisfação e impressão do certificado.

Como realizar estágio curricular obrigatório no HCB?

Todos os estágios realizados no HCB são regidos pela Lei Federal Nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. Para que sejam viabilizados, a Instituição de Ensino Superior deve entrar em contato com  o HCB para solicitação e formalização de convênio entre as instituições. 

Como participar dos programas de residência no HCB?

Os processos seletivos para ingresso nos Programas de Residência Médica desenvolvidos em hospitais da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) são publicados anualmente pela Escola Superior de Ciências de Saúde (ESCS/Fepecs). O acompanhamento pode ser realizado pelo sitehttp://www.fepecs.edu.br/index.php/processo-seletivo/em-andamento

O que é o Programa de Iniciação Científica?

O Programa de Iniciação Científica do HCB é um programa que visa estimular a participação de alunos de graduação em atividades de pesquisa realizadas no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). É destinado a alunos devidamente matriculados em cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior do Distrito Federal devidamente habilitadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação.  

O Programa tem como objetivo proporcionar, ao aluno de graduação, situações concretas de ensino-aprendizagem dos métodos de pesquisa científica, sob orientação de pesquisador qualificado.

Como realizar pesquisas no HCB?

Os interessados em realizar pesquisas científicas no Hospital da Criança de Brasília José Alencar devem solicitar à Diretoria de Ensino e Pesquisa (Direp/HCB) o Requerimento para Realização de Pesquisa Científica e efetuar o registro de seu projeto junto a esta diretoria. Se aprovado por este hospital e pelo Comitê de Ética em Pesquisa, a pesquisa poderá ser realizada.