Outras melhorias

27/03/2012

Matéria publicada pelo Jornal de Brasília (DF)

O diretor do Hospital da Criança de Brasília, Renilson Rehem, diz que até 2014 a unidade estará em seu funcionamento pleno. Cerca de 200 leitos estão à disposição da população. Rehem acredita que, muito em breve, o hospital estará entre os maiores centros de referência do País. “Nós atendemos não apenas o DF. Cidades vizinhas já são contempladas com os serviços. Com a construção da segunda etapa, ampliaremos em até 90% a capacidade dos leitos que hoje é de 20. Moradores, principalmente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, não precisam mais ir para São Paulo, por exemplo para o tratamento”, afirma.

Ao todo, o HCB José Alencar terá 21 mil metros quadrados de área construída, em duas etapas. O Bloco 1, inaugurado em novembro de 2011, tem sete mil metros quadrados e abriga todo o atendimento ambulatorial. A previsão de repasses mensais para o funcionamento desse setor chega a R$ 4,4 milhões. O Bloco 2, que ainda será construído, vai compreender toda a parte de internação, cirurgias, UTI e diagnóstico especializado. Quando estiver totalmente concluído, a expectativa é que o hospital realize mais de 300 mil atendimentos por ano.

Abrace

Em 1986, um grupo de pais, cujos filhos faziam tratamento de câncer no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) se uniu para ajudar outros pais de crianças que estavam passando pelas mesmas dificuldades. Assim nasceu a Abrace, que hoje assiste mais de 1,5 mil crianças e adolescentes. Nesses quase 25 anos de atuação, a instituição tem assistido crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue, garantindo apoio social e material ao tratamento.