Orientação para o tratamento

15/09/2017

Em 2017, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar formulou suas diretrizes clínicas. Voltadas a diversas especialidades, elas orientam a equipe quanto ao atendimento de crianças e adolescentes em doenças crônicas, considerando o perfil terciário do HCB.

A coordenadora do Corpo Clínico do Hospital, Elisa Carvalho, conta que “as diretrizes organizam o fluxo de entrada no HCB, na medida em que definem com quem o paciente deve ser consultado, as equipes que precisam avalia-lo e de quanto em quanto tempo”. As orientações de atendimento referentes a cada doença são voltadas tanto aos médicos quanto aos serviços de assistência complementar.

Carvalho explica, ainda, que as enfermidades escolhidas para receber diretrizes foram definidas de acordo com a gravidade, prevalência e custo de cada uma. Além disso, elas reforçam a importância da participação do paciente e da família no tratamento. “Na doença crônica, o paciente não pode ser passivo no tratamento. Deve haver corresponsabilidade e a família tem que se sentir como uma equipe que integra a assistência”, afirma.

As 12 diretrizes clínicas podem ser acessadas no site do HCB:

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke