Novos funcionários

30/01/2019

Com sete anos de funcionamento e com sua Unidade de Internação em fase de ativação, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) aumentou o seu quadro de funcionários, na medida em que foi se expandindo com a inauguração da Unidade de Internação. Ao todo, 493 funcionários foram contratados no ano de 2018. Desse total, 367 foram para a área assistencial, mantendo o foco na assistência ao paciente.

As vagas estavam previstas, já que os serviços do HCB se ampliaram com a ativação da Unidade de Internação. A maioria dos contratados são do sexo feminino, na faixa etária de 23 a 32 anos e com o ensino médio concluído.

Para alguns dos novos membros do Hospital, o diferencial está no modo em que os atendimentos são feitos e no acompanhamento das crianças pelos pais durante o tratamento. “Aqui é diferenciado. O atendimento é mais humanizado e há uma participação maior dos pais em relação a outros hospitais”, disse Maria Aparecida Feitosa, técnica de enfermagem contratada em junho de 2018.

Além disso, os profissionais se sentem envolvidos com o trabalho que realizam. “Estou tendo um crescimento, principalmente pessoal, pois todos os dias é um aprendizado diferente. Aqui, sei que estou ajudando em uma boa causa, que é o atendimento às crianças”, contou a recepcionista Leidy da Silva, contratada em outubro de 2018.

Com o aumento do quadro, a preocupação com a segurança dos funcionários aumenta. O departamento de Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) do HCB trabalha para que acidentes sejam evitados, realizando treinamento com os funcionários, por exemplo. “O maior desafio é manter o quantitativo baixo de acidentes de trabalho”, explicou Daniela Borges, enfermeira do trabalho. O treinamento é importante para ‘’deixar todos os funcionários cientes das normas que os regem”, disse ela.

Os processos seletivo do HCB são disciplinados pelo Manual de Recrutamento e Seleção, e tem por base o Decreto Distrital nº 30.136, de 05 de março de 2009 DODF de 06.03.2009, que estabelece normas gerais sobre a organização e gestão dos recursos humanos em organizações sociais no âmbito do Distrito Federal. Os interessados devem cadastrar seu currículo no site do HCB, www.hcb.org.br/trabalheconosco na vaga ao qual tem interesse em pleitear. Para cada vaga, é disponibilizado o edital com as informações do processo, bem como período para inscrição do currículo. Ainda assim, o candidato pode a qualquer momento cadastrar o currículo em nosso site, a análise seguirá os critérios definidos no Manual de Recrutamento e no edital da vaga.