Neurodesenvolvimento em estudo

25/09/2017

O Hospital de Criança de Brasília José Alencar (HCB) realizou, na sexta-feira (22/09/17), reunião do Grupo de Estudos Interdisciplinar sobre Transtornos do Neurodesenvolvimento. Palestrante convidado, o médico epidemiologista Pedro Luiz Tauil (foto acima) palestrou sobre “Estudos Clínicos Epidemiológicos”.

Tauil, que também é professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), falou sobre as principais limitações no campo da pesquisa e teste no Brasil e as dificuldades no desenvolvimento de novos remédios. “A principal limitação é a ética – você faz a intervenção em uma pessoa e ela precisa saber do que se trata a pesquisa, consentir; não se pode dar um medicamento melhor para um grupo controle e um placebo para outro e ainda existe a aprovação pelo comitê ético”, contou ele. O palestrante também citou o custo elevado dos estudos e do alto percentual de desistências ao longo da pesquisa como obstáculos.

O médico destacou o tratamento interdisciplinar presente nos hospitais, inclusive no HCB: “Conhecer os fatores que culminam em certos agraves é determinante. Você encontra um problema que não é só biológico – é cultural, é social, então a necessidade de um tratamento interdisciplinar é fundamental”.

 

Texto: Allan Michael
Foto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke