Mutirão de cirurgias 2014

10/05/2014

Brenda de Lacerda da Silva , 8 anos, esperava há cinco anos uma cirurgia de hérnia inguinal. Sofria com dores e com febres que preocupavam frequentemente a mãe dela, Isis Margarete Lacerda. Isis  respirou aliviada quando recebeu a notícia, em março, que a cirurgia estava agendada. Hoje pela manhã (10/05/2014) enquanto se preparava para a cirurgia, o sorriso de Brenda contrastava com a apreensão da mãe (foto acima).

Em outra sala, Ruan dos Santos Cavalcante, 2 anos, já recebia a alta (foto acima). Em pouco mais de 20 minutos foi operado pelo mesmo motivo da Brenda. Para ele a espera foi apenas de dois meses. A mãe de Ruan, Poliana Cavalcante Dias, diz que foi chamada para cirurgia assim que recebeu o encaminhamento do Posto de Saúde número seis da Ceilândia. “O atendimento aqui no Hospital da Criança é excelente, todos são muito carinhosos.” 

O VIII Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança 2014 é promovido pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (Cipe). No Distrito Federal, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) e o Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) participam da iniciativa. Quinze crianças foram atendidas  no HCB em procedimentos cirúrgicos mais simples como hérnia inguinal e hidrocele.  Dezoito profissionais participaram diretamente do mutirão entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Todas crianças receberam lembranças do mutirão como giz de cera, massa de modelar e lápis de cor. 

Desde 2007 até hoje, mais de 4 mil crianças em todo o Brasil já passaram pelos mutirões nacionais de cirurgia da criança.