Estudantes de Direito conferem eficiência do HCB

23/05/2017

Na segunda-feira (22/05/17), o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu alunos da Clínica de Direito Constitucional do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). De acordo com Rafael Carneiro, coordenador da Clínica e professor da Escola de Direito de Brasília, o interesse pelo HCB surgiu depois de um seminário, realizado em outubro, onde foi discutida a gestão de serviços públicos por Organizações Sociais.

 “O IDP, como instituição acadêmica, e a Clínica, como núcleo de práticas jurídicas voltadas a litígios, se interessou pela situação do Hospital da Criança de Brasília. Achamos importante ver e entender o modelo jurídico da gestão do Hospital”, afirmou Carneiro.

O professor ressaltou a necessidade de conhecer novas formas de gestão, como as OSs. “A Clínica tem o objetivo de aproximar os alunos às controvérsias jurídicas reais. Não podemos ter preconceitos, nem nos fechar nas formas ortodoxas de gestão; o que importa é a eficiência do serviço”, disse. 

O superintendente executivo adjunto do HCB, Gilson Andrade, conduziu a visita, explicando aos estudantes o funcionamento e a gestão do Hospital: “Procuramos apresentar toda a parte jurídica e um pouco da nossa história como instituição”. Os visitantes conheceram diversas alas e a obra de ampliação do HCB.

Segundo Carneiro, a visita agradou bastante aos estudantes. “Ficamos impressionados com a estrutura do Hospital, o ambiente, os funcionários. Alguns alunos, inclusive, mostraram interesse em escrever sua monografia de conclusão de curso sobre a gestão do HCB”, garantiu.

 

Texto e foto: Luís Felgueira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke