Ministra da saúde de São Tomé e Príncipe visita o HCB

16/11/2015

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu, na terça-feira (17/11/15), a ministra da saúde de São Tomé e Príncipe, Maria de Jesus Trovoada dos Santos. No Brasil para uma reunião com o ministro da saúde brasileiro, Marcelo Castro, a são-tomense aproveitou para conhecer o trabalho desenvolvido pelo HCB.

Durante a visita, Trovoada dos Santos se interessou pelos números de atendimento do Hospital da Criança de Brasília e pelas iniciativas de humanização. Considerando a arquitetura e a decoração, ela observou que o HCB “foi muito bem construído, pelo bem das crianças”.

O fato de o Hospital ser fruto de um projeto que partiu da sociedade civil também interessou à ministra. “Geralmente, a sociedade espera que o governo faça alguma coisa. O envolvimento da sociedade é uma coisa muito inovadora”, afirmou Santos.

A ministra são-tomense se disse encantada com o HCB e contou que, em sua terra natal, há apenas um hospital. São Tomé e Príncipe é formado por duas ilhas principais e outras ilhotas menores. Localizado no Golfo da Guiné próximo a Camarões e Nigéria, tem cerca de 153 mil habitantes e área total de 1001 km².

Durante as viagens políticas, a ministra tem buscado modelos de atenção à saúde que possam ser empregados no país africano e discutido as parcerias possíveis com outros países. “Já existe uma colaboração brasileira com São Tomé no âmbito dos programas da malária, da tuberculose... Estudantes também viajam para cá para continuar sua formação. Temos uma parceria que tem sido frutífera”, explicou Santos.

 

Texto e foto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke