Criança Feliz

29/12/2016

Na quinta e sexta-feira (15 e 16/12/16), o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) abriu espaço para um curso promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social. O ministério buscava capacitar visitadores do programa Criança Feliz para ensinar, aos pais de crianças de até três anos, formas de estimular o desenvolvimento de seus filhos.

O curso foi conduzido pela consultora internacional em saúde e desenvolvimento infantil Jane Lucas, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Os participantes interagiram com usuários do HCB e, utilizando objetos como copos, chocalhos e esponjas, aprenderam formas de estimular as crianças – ao mesmo tempo que ensinavam a metodologia para os pais de cada uma.

A finalidade do curso era fazer com que os próprios pais ou cuidadores colaborem no tratamento da criança. Segundo Jane Lucas, os resultados são rápidos. “Usando uma esponja por cinco minutos, uma mulher que trouxe o filho para ver o médico fez seu filho abrir a mão pela primeira vez e segurar um copo. Por três anos, ele não tinha segurado nada”, contou.

Em sua primeira visita ao Hospital, Jane ficou satisfeita de notar que a principal característica do curso – a integração dos pais no desenvolvimento de seus filhos – também pode ser encontrada no HCB. “Eu estava conversando com uma família; eles contaram que o filho tinha cólicas, por isso nenhum deles dormia por dois meses. Aqui, uma enfermeira ensinou outras formas de segurar o bebê e ele se acalmou”, disse Jane.

A consultora da Unicef explicou que esse comportamento nem sempre é encontrado em hospitais. “Muitos dariam remédios para a criança, mas não explicariam aos pais o que eles podem fazer para ajudar. Eu gostaria de conhecer essa enfermeira, ela deve ser maravilhosa!”, disse.

 

Texto e foto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke