Mestre de marionetes russo encanta crianças.

14/08/2013

 

Um palhaço com um pássaro no nariz, macacos acrobatas, um peregrino árabe e uma bailarina graciosa foram alguns dos bonecos que ganharam vida  e divertiram as crianças que estavam na recepção do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, na tarde desta terça-feira (13).  O encanto foi proporcionado por Viktor Antonov, um mestre de marionetes que participa da Mostra SESI de Bonecos do Mundo. 

Antonov entrou e saiu do Hospital sem falar muito, mas arrancou sorrisos de todos com os seus bonecos que participam do espetáculo “Circo dos Fios”. As crianças acompanharam atentamente durante uma hora a apresentação. Algumas fizeram questão de gravar em seus celulares os movimentos delicados dos fantoches. Foi difícil eleger o melhor momento, mas Cainã Gustavo César, 9 anos, não teve dúvida: “O palhaço foi o mais engraçado, eu ri muito e achei muito bonito”.

O encanto tomou conta de pais e filhos. Carlos Augusto Monteiro, pai de Thalles, 3 anos, disse com sorriso estampado no rosto: “A gente se divertiu bastante. Se não fosse o HCB eu não teria condições de proporcionar um entretenimento dessa qualidade para o meu filho”.

A médica alergista do HCB, Cláudia França, afirma que espetáculos como esse deixam as crianças mais tranquilas, favorecem a interação com pais e ajudam na consulta médica: “O sorriso e a felicidade com que elas chegam ao consultório é completamente diferente do que se elas estivessem em um hospital que não é próprio para a criança”.

Antonov conta que é muito gratificante receber o carinho do público do HCB, “estou emocionado, eu adoro crianças”. O artista já esteve outras vezes no Brasil e está aqui para participar da Mostra SESI Bonecos do Mundo. Antes de se despedir, ele visitou com um dos seus personagens as crianças que estavam internadas e não puderam ver todo o espetáculo na recepção do Hospital. Antonov foi a cada leito mostrar o fascínio de dar vida aos bonecos do seu circo. Veja o painel de fotografias.

Veja as matérias publicadas na imprensa sobre a apresentação do “Circo dos Fios” no HCB:

"Bonecos de circo russo divertem e emocionam pacientes de hospital infantil" - Correio Braziliense

"Viktor Antonov no Hospital da Criança de Brasília José Alencar" - SESI Bonecos do Mundo

"Meninos e meninas que lutam contra doenças como, por exemplo, o câncer passaram uma tarde especial no Hospital da Criança, nesta terça-feira (13). Eles assistiram espetáculo de teatro de bonecos." TV Record