McDia Feliz é lançado no HCB

20/08/2015

 

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, a presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Ilda Peliz, e o gerente geral do Instituto Ronald McDonald, Roberto Mack, se reuniram no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) na quarta-feira (19/08/15). Os três lançaram oficialmente a 27ª edição da campanha McDia Feliz, a ser realizada no dia 29 de agosto (sábado).

Acompanhado da primeira-dama Márcia Rollemberg, o governador expressou apreço pela história da construção do HCB. “Quando eu entro em um ambiente como o Hospital da Criança, saio absolutamente convencido de que nada resiste à força do sonho, do trabalho, da união e da cooperação”, elogiou Rodrigo Rollemberg, e completou: “Quando essas coisas acontecem juntas, a gente tem um hospital-referência, um hospital-modelo, um hospital que prima pela qualidade do atendimento”.

A renda obtida durante o McDia Feliz será utilizada para a construção de um espaço, na casa de apoio da Abrace, onde as crianças possam estudar. “Nossa ideia de uma classe de aula hospitalar é justamente evitar que a criança perca o ano na sala de aula. Qualquer criança que passar pela Abrace em idade escolar, não perderá o ano”, explica a presidente da associação, Ilda Peliz.

O gerente geral do Instituto Ronald McDonald, Roberto Mack, afirmou que uma parte do dinheiro necessário para a obra já está garantido, mesmo antes do McDia Feliz. “Nós nos comprometemos publicamente com essa doação no valor de 700 mil reais, para garantir a realização dos projetos que continuarão transformando a vida das crianças e adolescentes com câncer”, disse o gerente do instituto. Ele espera, porém, que o envolvimento da população do DF ajude a aumentar essa quantia e permita novos projetos.

O McDia Feliz acontece no sábado, 29 de agosto, em todas as lanchonetes McDonald’s do Distrito Federal. Confira abaixo o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg durante o lançamento da campanha:

“Quando eu entro em um ambiente como o Hospital da Criança, saio absolutamente convencido de que nada resiste à força do sonho, do trabalho, da união e da cooperação. Quando essas coisas acontecem juntas, a gente tem um hospital-referência, um hospital-modelo, um hospital que prima pela qualidade do atendimento, pela atenção, como é o Hospital da Criança. E a gente fica muito feliz de ver empresas cumprindo a sua responsabilidade social, aproveitando toda a sua capacidade de mobilização para usar parte disso em benefício do conjunto da sociedade, em causas muito importantes para o conjunto da sociedade, como essas de apoio à Abrace, de apoio ao Hospital da Criança.

Eu sonho com um dia a gente ter a possibilidade de ter na rede pública de saúde do Distrito Federal, em todos os hospitais, a qualidade que a gente tem de atendimento no Hospital da Criança. Um dos momentos mais emocionantes desse início de governo foi quando, acompanhado da Márcia, tivemos a possibilidade de visitar o Hospital da Criança, tudo que ele estava fazendo, a qualidade do atendimento. Eu me entusiasmei com a possibilidade do governo apoiar a construção do bloco II do Hospital da Criança, que para mim, nesse momento, se não é o mais importante, é um dos mais importantes projetos do governo de Brasília – não apenas do governo de Brasília, da nossa cidade para os próximos anos, pelo que isso representa na vida de muita gente.

Portanto, eu fico muito feliz de ver uma fundação como o Instituto Ronald McDonald, a união das pessoas, da Abrace, em torno desse objetivo comum, de dar mais uma qualidade, avançar, de ser vanguarda, de ser mais uma referência e permitir, às crianças que estão sendo tratadas aqui, um processo que não interrompa o seu processo de alfabetização. Isso é mais uma conquista da cidadania. Portanto, parabéns; na condição de governador de Brasília, tenham certeza que agradeço, em nome de toda a população de Brasília, a todos que estão contribuindo para esse esforço.”

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: Juceli Cavalcante

Edição: Carlos Wilson 
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke