Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Geral AA
31/12/2018
Mãos limpas contra as doenças

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) preza pela segurança das crianças e adolescentes que atende – por isso, assegura que as seis metas internacionais de segurança do paciente instituídas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sejam cumpridas. Uma delas é incentivada diariamente: a higienização das mãos, pois “é considerada uma salvadora de vidas”, explica Carla Silva, enfermeira do Serviço de Controle de Infecção do HCB.

Diferente da limpeza com água e sabão, que apenas retira a sujeira visível, o álcool mata os germes. “A falta da higiene pode causar diversas infecções no paciente, aumentar o tempo de internação dele e, inclusive, levá-lo à morte”, explica a enfermeira.

Para que tanto os funcionários quanto os usuários do Hospital mantenham as mãos devidamente higienizadas, o HCB disponibiliza álcool em gel nos corredores, brinquedotecas e quartos de internação. “Como tem álcool em todo lugar, isso facilita o uso”, fala Davi Jordão, 14 anos (foto acima).

Para Isabela Barros, 10 anos, o hábito de limpar as mãos vai além do Hospital: “Eu e minha família sempre fizemos essa higienização, pois elimina as bactérias”. Já Flávia Soares, recepcionista do HCB, adotou a prática quando entrou no Hospital: “Eu soube que era importante depois que entrei aqui e, agora, sempre procuro usar”.

Para se prevenir contra infecções, é preciso fazer a higienização após ir ao banheiro, antes de se alimentar e antes de tocar a face, olhos, nariz, boca, etc. Além disso, os profissionais devem fazer a higienização: antes e depois de tocar nos pacientes ou nas áreas ao redor dele (cama, bombas de fusão); antes de um procedimento asséptico (pulsão de veia, sondagem); quando há risco de contato com urina ou fezes.

 

Texto: Wanderson Ramos
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke

Facebook Google +

Preencha o formulário abaixo para compartilhar este conteúdo por email.

Seu nome*
informe seu nome
Seu email*
email inválido
Nome do destinatário*
informe o destinatário
Email do destinatário*
email inválido

desejo receber novidades sobre o Hospital da Criança de Brasília José Alencar por email

Bolsas de Iniciação Científica 2019
Bolsas de Iniciação Científica 2019

 

Desenhando novas histórias
Desenhando novas histórias

 

HCB em números

Inaugurado em 23 de novembro de 2011, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) realizou mais de três milhões e 29 mil atendimentos (3.029.028) até o final de outubro de 2018. Dentre eles, destaca-se a realização de mais de um milhão e 810 mil exames laboratoriais e de 487 mil consultas.


saiba mais ›

Hospital da Criança de Brasília José Alencar

SAIN Lote 4-B
(ao lado do Hospital de Apoio)
Brasília - DF.
CEP 70.071-900
ver no mapa

Contato

61 3025-8350
Fale conosco ›

HCB nas redes sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr

Intranet HCB

acesso restrito