Manhã com dança flamenca

20/12/2017

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu, na terça-feira (19/12/17), as irmãs e dançarinas Renata e Patrícia Elmoor, da escola de dança Oficina Flamenca. A dupla trouxe um pouco da dança espanhola para a Semana de Natal do HCB.

Ana Clara Oliveira (foto abaixo, de blusa rosa), cinco anos, se encantou com as dançarinas e bateu palmas no ritmo da música. “Eu gosto muito de dançar e amei a apresentação. Quando eu tiver oito anos, vou entrar para a escola de dança e vou poder dançar igual elas”, afirmou a menina, que aguarda a idade mínima para frequentar a mesma escola de dança que seu irmão mais velho.

Renata Elmoor conta que escola já tem 20 anos de funcionamento, mas que essa é a primeira vez que se apresentam no HCB. Além de dançar, ela pôde interagir com as crianças. “Teve uma menina, a Ana Beatriz, que falou assim: ‘Se eu não gostar, eu vou ser muito sincera!’. No final, ela disse: ‘Tia, eu não gostei. Eu amei!’. Nós ficamos muito emocionadas e achamos isso lindo”, contou Elmoor.

A menina, Ana Beatriz Malaquias (foto acima), sete anos, conta que fez isso para brincar com as dançarinas. “Eu ia dizer que não gostei e... Brincadeira! Era só para assustar elas”, disse.

Com a apresentação, as dançarinas esperam ter contribuído para o tratamento das crianças. Renata explicou que “o flamenco é uma dança que trabalha muito as emoções. Então, se elas puderem sentir um pouquinho dessa alegria, acho que é um reforço na recuperação”. Sua irmã, Patrícia Elmoor, complementa: “Acho que a dança traz alegria; quando você mexe o corpo ou ouve uma música, o ambiente e a gente muda junto”.

A Semana de Natal teve início na segunda-feira (18/12/17), com apresentações musicais, e segue até a sexta-feira (22/12/17). A programação inclui contação de histórias, visita do Exército e do Papai Noel.

 

Texto: Viniciús Ramos
Fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke