Manhã cheia de brincadeiras

12/09/2019

As crianças que frequentam o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) já estão habituadas a se divertir tanto nas brinquedotecas quanto no pula-pula. Na quinta-feira (05/09/19), porém, foi realizada uma Manhã de Diversão e as opções aumentaram, com direito a piscina de bolinhas e brinquedos infláveis.

Jackeline de Sousa (foto abaixo), três anos, brincou à vontade – apesar de dizer que o que mais gosta no HCB é do trenzinho que ornamenta o hall central. Antes de ir para casa, ela correu até os monitores e pediu que fizessem um cachorro de balão para ela.

A mãe de Jackeline, Jucimária Lima, observava a filha brincar. Ela explica que a menina tende a ficar um pouco inquieta quando não há nada especial para entretê-la, mas a Manhã de Diversão mudou a situação. “Isso ajuda a esquecer a doença por um tempo e eu também fico mais tranquila, vendo ela animada assim”, garantiu Jucimária.

Os brinquedos utilizados na Manhã de Diversão foram trazidos por Luciana Dutra, que é enfermeira e dona de uma casa de decorações de festas. Há cinco anos, ela promove este tipo de evento em diferentes hospitais do Distrito Federal – além dos brinquedos, ela mobilizou voluntários que organizaram danças com as crianças e distribuíram pipoca e algodão-doce no HCB. “Como eu tenho muitos brinquedos e por trabalhar com pediatria, achei que seria legal. Fiz essa parceria com um amigo que também é dono de uma casa de decorações de festas, e trouxemos essa alegria”, afirmou Dutra.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke