Livros para mudar o mundo

30/12/2018

O escritor Tino Freitas, integrante do projeto Roedores de Livros – que visa despertar o prazer da leitura –, visitou o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) na quinta-feira (20/12/18), durante a Semana de Natal. Aliando livros e músicas, ele contou diversas histórias e deixou as crianças bastante animadas.

A atividade encantou Heitor de Souza, 10 anos, que participava de uma contação de histórias no Hospital pela primeira vez: “Achei muito legal, quero participar mais”. Já Yarla Aparecida, cinco anos, adorou os diferentes enredos trazidos pelo escritor e, principalmente, a forma como eles foram narrados. “Eu achei legal, ele é muito engraçado”, disse a menina.

Tino Freitas conta histórias para diversos públicos, mas esta foi a primeira vez no HCB. Ele expressa sua satisfação com relação à receptividade das crianças. “Eu espero que as crianças tenham se divertido tanto quanto eu”, afirmou o escritor. Para ele, contar histórias é uma forma de trocar experiências e, se não há novos aprendizados, a ação deixa de fazer sentido. “Acho que sempre levo alguma coisa dos lugares por onde passo”, explica Freitas.

Depois de apresentar vários livros às crianças, o escritor conheceu algumas alas do Hospital da Criança de Brasília – que disponibiliza livros variados para quem aguarda atendimento, além de receber voluntários que contam histórias na internação. Segundo Freitas, a leitura tem o poder de mudar o mundo: “Quando você oferece para a criança possibilidades de fantasiar, está oferecendo, também, uma musculatura para que ela possa, lá na frente, criar um mundo melhor”.

 

Texto e fotos: Mariana Gonçalves
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke