Livros encenados

30/08/2016

Na quinta-feira (25/08/16), as crianças atendidas no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) puderam assistir à dramatização de histórias que, para alguns, já eram conhecidas graças aos livros infantis. O grupo Teatro Espírita Alvorada Cristã apresentou a peça “Adivinha o que tinha no baú da Carochinha”, uma adaptação de contos que parte do público já havia escutado na escola ou creche que frequenta.

Com o texto escrito pela diretora de teatro Isabel Cavalcante, a peça é uma adaptação de histórias infantis. O livro “Menina bonita do laço de fita”, da brasileira Ana Maria Machado, foi logo reconhecido por parte do público.

Eduarda Sofia Cavalcante (foto acima), sete anos, acompanhou a apresentação e logo percebeu que já conhecia as histórias. “A história que eu mais gostei foi a da moça bonita com laço de fita, eu já conhecia”, explicou a menina. Além do livro escrito por Ana Maria Machado, Eduarda reconheceu outras histórias: “Gosto da história da Chapeuzinho Vermelho, dos Três Porquinhos. Na minha creche tinha o livro da Moça Bonita com Laço de Fita, eu comecei a ler lá”.

A apresentação também atraiu quem ainda não estava familiarizado com as histórias. Rannyel Neres (foto acima), oito anos, aprovou a peça: “A parte que eu mais gostei foi aquela do jornal. Um homem tinha um moicano e corria, depois falava que o Lobo Mau fugiu da cadeia”.

A peça é a primeira que o grupo de teatro apresenta para o público infantil. Habituados a encenar obras direcionadas a adultos, eles decidiram montar um espetáculo infantil. “Apresentar para crianças foi fantástico”, afirmou a coordenadora do grupo, Camila Dória. “É diferente quando você apresenta para um adulto e para uma criança. A criança levanta a mão, ela participa, o adulto é mais sério”, avaliou Dória.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke