Lis sai da UTI e divide quarto com Mel

27/05/2019

Um mês depois de passarem pela cirurgia que as separou e a poucos dias de seu aniversário de um ano, as gêmeas Lis e Mel Vieira se reuniram novamente. Lis recebeu alta da UTI do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) na segunda-feira (27/05/19); agora, a menina passa a ser acompanhada pela equipe da Unidade de Internação do HCB. Sua irmã, Mel, já havia sido transferida para a internação na última terça-feira (21/05/19).

As meninas estavam separadas desde a cirurgia e só se viram rapidamente quando Mel saiu da UTI – agora, as duas voltam a compartilhar um quarto no HCB. Quando chegou à enfermaria, Lis já era esperada pela irmã. Para a mãe das crianças, Camilla Vieira, é marcante ver as filhas juntas novamente. “Meu coração explode de felicidade. É muito bonitinho elas brincando, elas se tocando. Uma toca em outra e ri, aí tem horas que a outra não quer e fica aquela coisa de irmão”, explica.

O pai das gêmeas, Rodrigo Aragão, também não esconde a felicidade de ver as meninas fora da UTI. “Na hora que eu entrei no quarto, a Mel já começou a rir e deu o braço para eu pegar no colo. A Lis é mais quietinha, mais séria; tinha acabado de acordar e não queria muito colo, mas foi muito bom”, conta.

Lis e Mel continuam no Hospital da Criança de Brasília até receberem alta para voltar para casa. “Queremos levar as duas ao shopping, levar para passear no Parque da Cidade”, diz Rodrigo.

As irmãs foram separadas aos 10 meses de idade, em cirurgia que teve duração total de 20 horas e contou com mais de 50 profissionais – entre eles, cirurgiões plásticos do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Este foi o primeiro caso de separação de craniópagos no Distrito Federal e o terceiro no Brasil.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke