Jovem baterista

16/08/2017

No Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), música também é remédio – pelo menos é para Elton Lopes Junior, seis anos, conhecido como Eltinho. Paciente do HCB, ele encontrou, na música, a terapia necessária para desenvolver a fala e, agora, também faz apresentações musicais.

Atendido no HCB em outras especialidades, ele foi encaminhado à musicoterapia e se apaixonou. “Quando começou, ele não falava. Fazíamos acompanhamento com a fonoaudióloga, mas foi na musicoterapia que ele começou a desenvolver a fala, a balbuciar as palavras”, contou Glauciane Lopes, mãe de Elton.

Na tarde de quinta-feira (10/08/17), Eltinho fez uma apresentação no hall central do HCB em parceria com o Duo Barcarolle, formado pela violoncelista Angela Fajardo e pela violinista Maria Cintra. As duas são voluntárias no Hospital e atuam usando a musicoterapia com os pacientes. “Eu e Maria somos amigas de infância, nos apresentamos há anos; quanto ao Eltinho, temos tocado juntos durante as sessões de musicoterapia e tive a ideia de convidá-lo para essa apresentação”, disse Angela.

“Para ele, não é uma terapia, é uma festa”, revelou Glauciane. Na apresentação, o menino virou o centro das atenções e não escondeu a alegria de ser a estrela do show.

Eltinho toca bateria e, com o auxílio do musicoterapeuta Claudio Vinícius, vem aprendendo novos instrumentos, como o teclado. O menino também se apaixonou pela música clássica, segundo sua mãe: “Ele mesmo procura os vídeos na internet e fica horas e horas assistindo a concertos”.

 

Texto e fotos: Allan Michael
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke