Jogo sobre o Cerrado diverte crianças no HCB.

07/08/2013

O jogo “Desafio no Cerrado” ensina como preservar e conservar o cerrado, ele é uma espécie de poliminó - peças que se encaixam nos quatro lados – que forma áreas de matas e rios de acordo com o bioma do cerrado. Renato Berlim, 38 anos, é o inventor do jogo e  voluntário no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). Pelo menos uma noite por semana ele se dedica a jogar com as crianças e adolescentes, e assim ensinar a elas um pouco mais sobre a preservação ambiental. 

A brincadeira surgiu como tema de mestrado e produto de uma parceria com a Embrapa e a Fundação Banco do Brasil. A ideia do jogo é mostrar a diversidade, a importância do cerrado e despertar o interesse sobre a conservação do bioma pouco conhecido. O público-alvo são crianças maiores de oito anos de idade, mas Renato adapta as regras de acordo com os jogadores “não pode ser fácil demais para não perder a graça e nem difícil demais”, conta. 

As irmãs Caroline paciente do HCB (foto) se diverte com a irmã e com Renato. Ela joga, se envolve e aprova o “Desafio no Cerrado”: “O jogo é divertido pra caramba, super criativo”.

O material didático simula mais de 20 situações de aprendizagem e dura em média 40 minutos. “A minha intenção não é alguém perder ou ganhar, é dar estímulo para que as crianças e adolescentes pensem, aprendam e, no caso do ambiente hospitalar, esqueçam um pouco os problemas”, disse Renato

O jogo tem 10 protótipos e está sendo estudada a melhor maneira de aplicá-los.