Jair Evangelista da Rocha é homenageado no aniversário do HCB

25/11/2019

Durante a cerimônia, realizada na sexta-feira (22/11/19), que celebrou os oito anos de funcionamento do Hospital da Criança de Brasília, houve uma série de homenagens aos parceiros culturais da instituição e ao governador e o secretário de Saúde do Distrito Federal, por sua atuação na ativação de leitos de internação e UTI. A solenidade destacou, também, o médico Jair Evangelista da Rocha, vice-presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), por seu apoio ao HCB.

Evangelista afirmou que fazer parte da história do Hospital é “uma coisa extraordinária, uma realização profissional completa” e expressou sua gratidão pela oportunidade de se dedicar ao Hospital da Criança de Brasília. “Acho que sou mesmo iluminado de ter encontrado pessoas que trabalharam comigo em prol desse Hospital. Eu pude colaborar na organização do Hospital. Grande parte da equipe que trabalha aqui foi treinada por nós e a Unidade de Pediatria veio toda para cá”, explicou.

O médico era chefe da Unidade de Pediatria do antigo Hospital de Base quando a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) decidiu construir o HCB. “Eu sentia, na pele, e convivia com as dificuldades enormes de exercer uma pediatria de padrão dentro de um hospital geral, com crianças no meio de adultos”, contou.

O compromisso do pediatra com as crianças e adolescentes que já estiveram sob seus cuidados foi elogiado por seu filho, Régis de Godoy Rocha (foto acima), que falou sobre o orgulho que sentia pela profissão do pai. “Todos nós, da família, sempre acompanhamos a dedicação e a paixão do meu pai pela medicina e pelo projeto do Hospital – que ele encampou desde lá atrás, com a Abrace, e trouxe até aqui. Para ele, esse momento é muito importante, é a culminância de toda uma vida de trabalho; para nós também é uma alegria, porque é uma alegria para ele”.

Para homenagear o médico, a sala de simulação realística do HCB foi inaugurada com seu nome. Contando com equipamentos e bonecos que simulam pacientes, o espaço será usado para treinamentos das equipes assistenciais e foi visitado por Evangelista. “Desejo que esse Hospital se desenvolva e encontre sempre o apoio das autoridades responsáveis pela assistência médica à população do Distrito Federal. Aqui, ela tem os melhores serviços pelo SUS. Espero que outros hospitais públicos sigam o exemplo desse e possam oferecer o mesmo para toda a população carente do Distrito Federal”, disse o pediatra.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: André Freitas
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke